SEÇÕES

Ex-réu do caso Araceli é achado morto com sinais de extrema violência no ES

Morte de Araceli, ocorrida há quase 53 anos, é uma das mais emblemáticas do país. Dante de Brito Michelini tinha 76 anos. Morte foi confirmada por um irmão dele

Dante de Brito Michelini foi um dos acusados pela morte da menina Araceli Cabrera Crespo, em 1973, no Espírito Santo | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O homem encontrado morto, decapitado e com o corpo queimado em um sítio na região de Meaípe, em Guarapari, nesta terça-feira (3), foi identificado como Dante de Brito Michelini, de 76 anos. Ele havia sido um dos réus no caso do assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, ocorrido em 1973, e acabou absolvido pela Justiça anos depois.

A identificação foi confirmada por um irmão da vítima, que esteve na propriedade onde o corpo foi localizado. Segundo relatos, uma testemunha estranhou o desaparecimento do dono do sítio e, ao ir até o local, encontrou a estrutura destruída pelo fogo e o corpo no interior. A Polícia Civil trata o caso como homicídio, mas a causa da morte ainda é investigada. Até o momento, a cabeça não havia sido encontrada.

QUEM ERA A VÍTIMA 

Apesar do reconhecimento feito pela família, a polícia informou que a confirmação oficial só ocorrerá após o resultado do exame de DNA. Dante pertencia a uma família tradicional do Espírito Santo — seu avô, que tinha o mesmo nome, dá nome a uma das principais avenidas de Vitória. Ao longo dos anos, os Michelini evitaram falar com a imprensa sobre o caso Araceli.

Dante foi um dos três principais acusados pela morte da menina, que tinha apenas 8 anos quando foi sequestrada, dopada, violentada, assassinada e teve o corpo carbonizado em Vitória. Em 1980, ele chegou a ser condenado, mas a decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

RÉUS ABSOLVIDOS 

Após nova análise, que durou cerca de cinco anos, os réus foram absolvidos por falta de provas, e o crime acabou sem punições. Em memória de Araceli, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei Federal nº 9.970/2000.



Tópicos
Carregue mais
Veja Também