O piloto brasileiro Carlos Costas Díaz, de 52 anos, e a ex-Miss Bolívia Jade Callaú, de 21, foram presos em flagrante com 359 kg de cocaína em um avião. A carga é avaliada em cerca de R$ 13 milhões. A aeronave pousou com o carregamento da droga na província de Entre Ríos, na Argentina. O caso ocorreu na semana passada, mas as autoridades divulgaram as informações apenas nesta semana.
O QUE ACONTECEU?
O casal vinha da Bolívia em um avião de pequeno porte, quando teve que realizar um pouso de emergência em um campo após um problema com a gasolina. O proprietário do terreno correu para ajudar e, logo que viu as drogas, acionou a polícia, segundo informou a secretária de Segurança argentina, Patricia Bullrich.
"Operação espetacular da GNA [Gendarmería Nacional Argentina, uma guarda nacional] e da Polícia de Entre Ríos, com a colaboração do Ministério da Defesa. Por ar, terra ou água, fechamos o caminho para o narcotráfico", afirmou Patricia Bullrich pelas redes sociais.
O QUE DIZ A POLÍCIA?
Inicialmente, o brasileiro solicitou ajuda afirmando que a boliviana estava grávida e precisava de socorro. No entanto, a polícia constatou que a gestação era falsa, além da própria matrícula do avião. Durante a inspeção, foram encontrados dez grandes pacotes contendo, ao todo, 359 quilos de cocaína de máxima pureza.
Os investigadores do caso trabalham com a hipótese de que o destino final da aeronave seria o norte de Buenos Aires. Agora, a dupla está presa e colocada à disposição da Justiça Federal.