Um estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificado como Vinícius Krug de Souza, tentou usar uma suástica pintada no rosto durante sua cerimônia de formatura, na última terça-feira (18).
A atitude foi repudiada pela universidade, por entidades estudantis e causou polêmica nas redes sociais. Vinícius estava se formando no curso de Engenharia de Minas.
O QUE ACONTECEU
De acordo com a Universidade, ao tomar conhecimento do ocorrido, o vice-reitor e o coordenador de segurança abordaram o estudante, que alegou que o símbolo se tratava de uma imagem hindu, no entanto, ele foi advertido de que, caso não apagasse a pintura, seria encaminhado à Polícia Federal para registro de ocorrência.
Diante da advertência, o estudante concordou em apagar a suástica e permaneceu na cerimônia com outros símbolos sem relação com o nazismo.
A UFRGS informou que irá registrar boletim de ocorrência na Polícia Federal nesta quarta-feira (19), e que irá analisar as medidas administrativas que podem ser tomadas.