SEÇÕES

Equipe acha pegadas em área onde fotógrafo brasileiro desapareceu no Peru

Edson Vandeira, de 36 anos, desapareceu após subir o Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, no Peru

Edson é natural de Campo Grande (MS) e começou a praticar montanhismo há 17 anos. | Foto: Redes sociais
Siga-nos no

Na manhã desta quinta-feira (05), guias que realizam buscas pelo fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, que desapareceu após subir o Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, no Peru, informaram terem encontrado pegadas perto de um deslizamento de terra, o que intensificou os esforços de resgate na área.

"Pegadas que se acredita pertencerem aos jovens foram encontradas perto de um deslizamento de terra, o que intensificou os esforços de resgate na área", informou a Associação de Guias de Montanha.

Além do brasileiro, outros dois montanhistas peruanos, Pretel Alonzo Homer Efraín, 34 anos, e Picón Huerta Jesús Manuel, 31 anos, também estão desaparecidos. O trio está desaparecido desde domingo (1°), quando deveriam ter retornado para o local em que estavam acampados.

LUTA CONTRA O TEMPO

Apesar das difíceis condições climáticas e do terreno perigoso, as buscas pelos montanhistas, contam com o empenho de 45 pessoas, entre elas, estão: socorristas especializados, guias de montanha e familiares.

As autoridades locais solicitaram o apoio de mais voluntários treinados e recursos logísticos para continuar as buscas.

"Solidariedade e esforços conjuntos são fundamentais neste momento crítico".

DESAPARECIMENTO

O trio seguiu para a montanha Artesonraju na quinta-feira (29). De acordo com o presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, Beto Pinto Toledo, o trio foi dado como desaparecido quando não retornou a um acampamento base ao longo da rota de escalada para passar a noite.

O trio tinha como objetivo completar uma rota técnica ao cume da montanha, localizada dentro do Parque Nacional Huascarán, uma das áreas de montanhismo mais desafiadoras dos Andes.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também