Na manhã desta quinta-feira (05), guias que realizam buscas pelo fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, que desapareceu após subir o Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, no Peru, informaram terem encontrado pegadas perto de um deslizamento de terra, o que intensificou os esforços de resgate na área.
"Pegadas que se acredita pertencerem aos jovens foram encontradas perto de um deslizamento de terra, o que intensificou os esforços de resgate na área", informou a Associação de Guias de Montanha.
Além do brasileiro, outros dois montanhistas peruanos, Pretel Alonzo Homer Efraín, 34 anos, e Picón Huerta Jesús Manuel, 31 anos, também estão desaparecidos. O trio está desaparecido desde domingo (1°), quando deveriam ter retornado para o local em que estavam acampados.
LUTA CONTRA O TEMPO
Apesar das difíceis condições climáticas e do terreno perigoso, as buscas pelos montanhistas, contam com o empenho de 45 pessoas, entre elas, estão: socorristas especializados, guias de montanha e familiares.
As autoridades locais solicitaram o apoio de mais voluntários treinados e recursos logísticos para continuar as buscas.
"Solidariedade e esforços conjuntos são fundamentais neste momento crítico".
DESAPARECIMENTO
O trio seguiu para a montanha Artesonraju na quinta-feira (29). De acordo com o presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru, Beto Pinto Toledo, o trio foi dado como desaparecido quando não retornou a um acampamento base ao longo da rota de escalada para passar a noite.
O trio tinha como objetivo completar uma rota técnica ao cume da montanha, localizada dentro do Parque Nacional Huascarán, uma das áreas de montanhismo mais desafiadoras dos Andes.