O empresário Leonardo Almeida Duarte, de 43 anos, proprietário do Restaurante do Porto, com duas unidades em Belo Horizonte, morreu em um grave acidente de moto na rodovia BR-381, em São Gonçalo do Sapucaí, na Região Sul de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (14). Ele deixa três filhos.
De acordo com a concessionária Arteris, que administra a via, a batida envolveu um caminhão, uma carreta e a moto do empresário. Após a fatalidade, o corpo de Leonardo Duarte foi encaminhado para o IML - Instituto Médico Legal de Pouso Alegre.
“Tão logo acionada, deslocou a perícia oficial ao local, onde foram realizados os primeiros levantamentos. O corpo da vítima foi encaminhado ao Posto Médico-Legal em Pouso Alegre, onde foi necropsiado e liberado aos familiares", afirmou a Polícia Civil, em nota.
O Restaurante do Porto divulgou nas redes sociais uma nota de pesar lamentando a morte do empresário. O estabelecimento fica fechado nesta sexta-feira (15). Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) também lamentou a morte de Duarte.
"O legado de Leonardo permanece não apenas na culinária, mas na forma como ele contribuiu para criar experiências únicas e memoráveis para os apreciadores da boa gastronomia na capital mineira. Neste momento difícil, nossos sentimentos estão com a família, amigos e toda a equipe do Restaurante do Porto", disse o comunicado.
Leonardo Almeida Duarte velado e sepultado neste sábado (16) em Belo Horizonte. A cerimônia será realizada no Bosque da Esperança Cemitério Parque, que fica no bairro Jaqueline, na região Norte da capital mineira. O velório está marcado para começar às 9h, enquanto o sepultamento deve ocorrer às 13h.
Restaurante do Porto
O Restaurante do Porto está entre os mais tradicionais de Belo Horizonte, com meio século de tradição. Foi inauguração em 1969, pelo senhor José da Costa Duarte, o Saldanha, no bairro Santa Inês, região Leste da BH, e se destacou em razão da culinária à base de peixes, principalmente do Bacalhau Português.
A primeira filial foi inaugurada em 1978, na Conselheiro Lafaiete, no bairro Cidade Nova, lado Nordeste da capital, que se tornaria a matriz. Seis anos depois inaugurou novas instalações no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de BH.
Neste meio tempo, fundou a Pizzaria Porto, na rua Rio Grande do Sul, 714, bairro Barro Preto. Atualmente, o Restaurante do Porto gera 100 empregos diretos.