A ousadia e o descaramento de criminosos estão afastando a presença de turistas da Praia do Cumbuco, no Ceará. O vídeo feito por vítimas de uma tentativa de assalto nas dunas também registrou um segundo buggy fugindo dos bandidos armados, na manhã da última terça-feira (09). As imagens mostram o outro veículo atrás daquele onde as vítimas filmavam o passeio.
Logo nos primeiros momentos, a câmera vira para trás e mostra um outro buggy que, ao perceber a ação dos criminosos, desvia do caminho para escapar da investida. Na ocasião, os turistas que flagraram o crime foram vítimas momentos antes.
Veja o momento da primeira tentativa!
"Estávamos em dois buggys, o primeiro estava a esposa do meu pai, eu e minha namorada, e logo atrás vinha um com meu pai, minha irmã e minha cunhada. A gente viu eles apontando arma para gente e […] a gente pediu que o nosso passeio fosse com emoção. A nossa ingenuidade foi tão grande, que primeiro achamos que era uma encenação, que fazia parte do passeio", disse André Araújo, um dos ocupantes do veículo, à TV Cidade.
Araújo é de Santa Catarina e estava no primeiro buggy, de onde foram feitas as imagens. "Aí a gente ouviu o tiro e entendeu a gravidade da situação", acrescentou. Após passarem pelos bandidos, uma mulher sentada no banco da frente do buggy comenta com os turistas sobre o que aconteceu: “Eles estavam com revólver, vocês viram?”, disse a mulher.
Em seguida, o motorista afirma que vai chamar a polícia e pega o celular. E então a voz de outra mulher pode ser ouvida. Ela diz: “Será que a gente abaixa? Abaixa, André, abaixa”, pede.
IDENTIFICAÇÃO DOS CRIMINOSOS
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos que participaram da ação já foram identificados, no entanto, foragidos. Os suspeitos tratam-se de Francisco Jamerson Alves Barros, conhecido como Chambinho, e Antônio Carlos da Silva dos Santos, conhecido como Kekel. A dupla possui antecedentes criminais, é ligada ao tráfico de drogas da região e tem mandados de prisão em aberto por assassinatos ligados à guerra de facções.
“Essa ocorrência chegou para a gente aqui na delegacia e nós já identificamos essas pessoas que tentaram assaltar. Não foi consumado o roubo, as vítimas conseguiram fugir, mas eles depois também. Os dois têm mandados de prisão em aberto e nós estamos em diligências há muito tempo para prendê-los”, disse o delegado Elzo Moreira, do 31º Distrito Policial, ao GLOBO.