SEÇÕES

Chinês é preso com uma tonelada de barbatanas de tubarão em depósito no ES

O grupo atuava na secagem, acondicionamento e preparação das barbatanas para remessa clandestina a países asiáticos, onde são utilizadas na produção de iguarias servidas em restaurantes de alto padrão.

Barbatanas de tubarão | Foto: PF
Siga-nos no

Na manhã desta quinta-feira (13), mais de 1,2 mil kg de barbatanas de tubarões foram apreendidas durante a Operação Lanterna Apagada, que cumpriu mandado de busca e apreensão em um depósito clandestino de peixes em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Na ocasião, três pessoas foram presas, entre elas um homem de nacionalidade chinesa.

A operação foi realizada pela Polícia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sendo resultado de uma investigação cujo objetivo é desarticular uma rede criminosa especializada na receptação e exportação ilegal de partes de tubarões, cuja origem não foi comprovada.

Barbatanas de tubarão | FOTO: PF

O QUE SE SABE?

Segundo a Polícia Federal, foi constatado que o grupo atuava na secagem, acondicionamento e preparação das barbatanas para remessa clandestina a países asiáticos, onde são utilizadas na produção de iguarias servidas em restaurantes de alto padrão. Dos 1.222kg apreendidos, 363 kg pertencem a espécies ameaçadas de extinção, o que agrava a situação penal dos envolvidos. Já 859 kg são de espécies não ameaçadas, embora igualmente comercializadas de forma irregular.

Todo o material estava armazenado em condições insalubres, pronto para ser remetido ilegalmente ao exterior. A Polícia Federal disse que “segue com ações de inteligência policial, com o objetivo de identificar os receptadores internacionais da mercadoria ilegal, reforçando o combate ao comércio ilícito de produtos oriundos de crimes ambientais e à degradação da fauna marinha brasileira”.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também