Condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato do casal von Richthofen, Cristian Cravinhos, 48, solicitou na terça-feira (14) a progressão para o regime aberto em São Paulo. Cristian é o irmão mais velho de Daniel Cravinhos, namorado de Suzane von Richthofen na época do crime em 2002. Tanto Suzane quanto Daniel já conseguiram a progressão e estão fora da prisão.
PENA - Cristian cumpre pena no semiaberto na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, conhecida como "Cadeia dos Famosos". Ele foi libertado em 2017, mas foi preso novamente em 2018 após tentar subornar um policial durante uma confusão.
No novo pedido de progressão, obtido pelo Metrópoles, a advogada Maieli Luana Rodrigues destaca o bom comportamento de Cristian, seu trabalho na prisão, retorno pontual das "saidinhas temporárias" e o cumprimento de mais de 50% da pena.
“O reeducando já cumpriu o tempo suficiente de sua reprimenda em regime semiaberto, o qual, com grande perspicácia, lhe serviu como instrumento de reparação de seu caráter, de sua moral, corrigindo sua personalidade e, consequentemente, afastando o desejo de delinquir, e a progressão ao regime mais brando é que se impõe”, registra.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) ainda deve se manifestar sobre o pedido, que precisa ser aprovado pela Justiça paulista.
AGRESSÃO - Em 2018, enquanto fora da prisão, Cristian envolveu-se em um desentendimento com sua esposa em Sorocaba. Ele a teria agredido, mas não houve registro de ocorrência. Por estar fora da cidade de seu domicílio e em um bar, Cristian tentou subornar policiais com R$ 1 mil, resultando em uma nova condenação de 4 anos e 8 meses de prisão e seu retorno ao regime fechado.
Desde então, Cristian pediu a remição de 250 dias de sua pena por trabalhar em Tremembé, onde atuou na horta, capinagem, jardinagem, apoio de manutenção, faxina interna e arremate de roupas.