O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou nesta quarta-feira (26), em Teresina, da reunião regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Dias destacou a importância da retomada das discussões sobre o campo social no país. “Esse encontro é importante para retomarmos as políticas públicas da assistência social de forma coletiva. São discussões e debates com profissionais, gestores e instituições governamentais que nos direcionam para as principais necessidades na área. Aqui, temos pessoas cheias de vontade de mudar o Brasil e isso nos anima a trabalhar cada vez mais para mudar o país para melhor”, manifesta o ministro.
A presidente do CNAS, Margareth Alves Dallaruvera, reforçou a importância de retomada das conferências para discutir, sobretudo, o fortalecimento do SUAS como política pública. “É um reencontro com o Sistema Único da Assistência Social, de fortalecimento dessa política pública e de discutir os rumos do controle social, assim também como sobre a necessidade de um olhar mais atento a trabalhadores mais valorizados”, avalia.
André Quintão, secretário Nacional de Assistência Social do MDS, comemorou também a volta da participação de todos os segmentos envolvidos no SUAS na formulação de propostas coletivas para melhorar o serviço prestado à população. “Esse momento de reconstrução exige de parte do governo federal a retomada de repasse financeiro para estados e municípios em dia, mas exige também a participação dos conteúdos das políticas públicas, como identificar as particularidades de cada município, de cada região. Isso é muito importante”, acrescenta o secretário.
Realizado nos dias 26 e 27 de abril, o encontro entre com os conselhos estaduais de assistência social da região Nordeste tem como objetivo a mobilização para a realização da Conferência Nacional 2023, que acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília, focado nas questões de controle social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).