Os vizinhos de Francisco das Chagas, suspeito de arrastar um cachorro na Avenida das Hortas, na zona Sudeste de Teresina, relataram a polícia que o animal já sofria maus-tratos. As imagens passaram a circular na noite desta quinta-feira (22), levando a prisão de Francisco na tarde de hoje (23). Segundo o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Williame Moraes, ele já responde a processos por suspeita de tráfico de drogas e homicídio.
CAUSA DA MORTE
O delegado explicou que a causa da morte está sendo apurada pela perícia. No entanto, Francisco disse à polícia que o cachorro morreu devido a uma infestação de carrapatos, o que leva as autoridades a crerem que ele não cuidava do animal.
"Ele sabia que o animal precisava de cuidados e ele não fez. Os próprios vizinhos dele afirmam que o animal apanhava todo dia. Levava chutes todo dia e fora isso não recebia alimentação. Então era um crime permanente que se perpetuou até a morte do animal", afirmou o delegado.
Apesar de testemunharem as violências contra o cachorro, os vizinhos não denunciaram Francisco. "Talvez por conhecer o passado criminoso dele. Dois vizinhos dele já prestaram depoimento agora confirmando os maus-tratos", relatou a autoridade.
PRISÃO
O suspeito foi capturado no bairro Renascença, zona sudeste da capital. Durante a prisão, foram apreendidos a moto utilizada no crime, além de drogas, balança de precisão, dinheiro e armas de fogo.
"O percurso da casa dele, que era no Renascença até a ponte que atravessa o Rio Poty, para quem vai ir para a rodoviária, é aproximadamente de 6 a 8 km. Para você ver a crueldade, a maldade do ser humano é inerente. De tal pessoas que respondem para esse tipo de delitos. [..] já demonstra o caráter criminoso é dessa pessoa", afirmou Williame Moraes.
Francisco irá responder por tráfico de drogas e por maus-trato qualificado pela morte do animal. O delegado explicou até quantos anos de pena ele poderá ser sentenciado. "Temos de 2 a 5 anos aumentado um terço dessa pena fora [maus-tratos], a pena tráfico de drogas, fora as que ele já responde. Inclusive tem um pedido de prisão temporária por homicídio", afirmou.
"Nós iremos comunicar da gravidade desses fatos no qual ele está sendo autuado em flagrante hoje para que o juiz decretar o mais rápido possível também com os delitos que ele já responde", finalizou a autoridade.