Durante a Operação Interditados 15, deflagrada na manhã desta terça-feira (26), a cadela Katrina, que integra a equipe do Núcleo de Operações com Cães (NOC), achou celulares roubados escondidos embaixo de pedras na Praça da Bandeira, Centro de Teresina. Vídeos feitos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), mostram como ocorreu a ação, que também foi realizada no Shopping da Cidade.
COMO OCORREU? Na manhã de hoje, a Superintendência de Operações Integradas - SOI dirigiu-se ao Centro de Teresina com o objetivo de combater a venda de aparelhos eletrônicos oriundos de roubo ou furto. Katrina foi uma das peças fundamentais, farejando os objetos roubados. Ao todo, 12 pessoas foram conduzidas e 16 aparelhos celulares e 3 máquinas de cartão de crédito foram apreendidos.
CÃES EM OPERAÇÕES. Os cães são frequentemente treinados para detectar substâncias e objetos ilícitos, como drogas, armas de fogo, explosivos, entre outros. Seu olfato aguçado e capacidade de rastreamento os tornam valiosos aliados nestas buscas e apreensões. Além disso, a presença de cães na polícia também contribui para a segurança dos servidores.
INTERDITADOS: A Polícia Militar atuou em parceria com a Polícia Civil. A operação faz parte do combate ao roubo e furto de aparelhos celulares no Estado do Piauí, que se tornou referência em todo o Brasil. O projeto possui três vieses, as blitzen, as intimações em massa e as fases da Operação Interditados, onde lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm suas atividades econômicas suspensas.