O governador Rafael Fonteles fez uma visita técnica, na tarde desta sexta-feira (13), às obras da usina Brasbio Bioenergia, na cidade de Uruçuí, ao lado do senador Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, para verificar o andamento das obras. Ao todo, serão criados mais de 1.800 empregos nesta fase de construção.
A usina produzirá etanol de milho para abastecer o mercado interno e exportar. Durante a visita, Rafael Fonteles destacou a importância da instalação da usina para a geração de emprego e para o desenvolvimento do agronegócio da região.
É um empreendimento que tem cerca de 500 trabalhadores na execução dessa obra e, quando alcançar o pico, daqui a seis meses, chegará a cerca de 1.800 empregos. É uma área de quase 100 hectares. Uma grande indústria que vai ter, na sua terceira fase, mais de mil carretas todo dia transportando insumos ou saindo com a mercadoria, que vai ser basicamente etanol e sorgo, que também vai fortalecer a nossa cadeia da pecuária.
NOVO FRIGORÍFICO
Depois de visitar as obras da usina Brasbio Bioenergia, o governador Rafael Fonteles também visitou as obras de construção do Complexo Industrial Nutriza Alimentos Nordeste S/A, localizado também no município de Uruçuí, consolidando mais um passo decisivo para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos no Piauí. O empreendimento, liderado pelo Grupo Tomazini, prevê a instalação de um moderno frigorífico com capacidade para abater cerca de 500 mil aves por dia, além da geração de aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos.
A visita marca o retorno do governador ao local pouco mais de um ano após o lançamento da pedra fundamental do projeto, ocorrido em 25 de maio de 2024. Para Rafael Fonteles, a concretização do complexo industrial será fundamental para o desenvolvimento econômico do estado.
Esse projeto vai transformar a economia da região, gerar oportunidades e garantir renda para milhares de famílias piauienses. Durante a construção está gerando milhares de empregos, mas especialmente durante a sua operação serão 20 mil empregos, contabilizando a indústria com 5 mil empregos, além de mais 15 mil empregos em toda a cadeia produtiva das granjas que irão abastecer a indústri, afirmou o governador.