O lançamento do novo laboratório de IA e Big Data, realizado na manhã desta quarta-feira (02), reforça a forte aliança entre Educação e Tecnologia e o avanço positivo do Piauí nos ramos.
Na solenidade e representando os demais do Ministério da Educação, o secretário Washington Bandeira, reforçou que o projeto se propõe a discutir e compartilhar práticas inovadoras e exitosas, de uma gestão baseada em dados e evidências, e voltada a resultados e metas claras - caraterística forte do perfil da gestão do governador Rafael Fonteles.
Nós vamos discutir aqui com especialistas do Brasil como a gente pode melhorar, avançar e fortalecer ainda mais essa política de dados. Em relação a evasão, é importante você antecipar o problema, e uma gestão baseada em dados e evidências, que tem um laboratório de dados, como é o caso da SEDUC, consegue antecipar os riscos, consegue antecipar os problemas.
O secretário ainda ressaltou que essa medida torna uma gestão moderna. “É uma gestão de vanguarda, que gera eficiência, gera economicidade no gasto do dinheiro público, no investimento do dinheiro público”.
EVASÃO ESCOLAR SENDO COMBATIDA NACIONALMENTE
Quem também esteve presente no evento, representando nacionalmente os líderes da Educação Nacional, foi a secretaria nacional de educação básica do MEC, Kátia Schweickardt. Em seu discurso, a secretaria parabenizou o Piauí e seus avanços dentro da educação básica.
O Piauí tem surpreendido o Brasil, especialmente nos últimos anos, porque ele tem conseguido dar saltos muito consistentes na qualidade da educação. Isso tem a ver com o combate a evasão, e isso significa que a escola está mais significativa, porque combater a evasão não é só a gente usar, manipular os dados, mas é como que a gente prepara a escola, os professores e os gestores, para acolher e entender a necessidade dos estudantes, conforme cada um e a sua realidade.
Atualmente, ainda há um número expressivo de brasileiros que não concluíram a educação básica - o número ultrapassa mais de 60 milhões. Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, esse número se reduz a um terço da população que fica sem horizontes profissionais. No entanto, o estado do Piauí tenta, cada vez mais, fugir das estatísticas e levar o acesso à educação básica aos 224 municípios.
Acho que o Piauí está cuidando desde a educação infantil, da alfabetização, do fundamental, do ensino médio, da educação profissional e tecnológica. Esse conjunto de políticas, claro, com lideranças fortes e bem formadas, é garantia de sucesso, afirmou Kátia.