A Operação Rastreio, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, no Piauí e em outros 10 estados nesta segunda-feira (17), já prendeu 30 pessoas, sendo uma delas na cidade de Esperantina (PI). A informação foi confirmada ao MeioNews pelo delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (DENARC).
De acordo com o delegado, um aparelho celular também foi apreendido durante diligências no Piauí.
OPERAÇÃO RASTREIO
A Operação Rastreio combate o roubo e o furto de celulares. A investigação começou em maio, com a prisão de Alan Gonçalves, apontado como referência em desbloqueio de celulares, que realizava os procedimentos de forma remota.
Os agentes então identificaram uma rede de “clientes” espalhada por todo o país, já que Alan também dava as “aulas” de como destravar diferentes aparelhos. Ele dizia saber remover IMEIs do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) — a lista restrita da Anatel e das operadoras de telefonia.
As diligências ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia. 132 mandados foram cumpridos, resultando na prisão de 30 pessoas até a última atualização desta matéria.
QUEM SÃO OS ALVOS?
Os alvos desta fase são pessoas que, segundo as investigações, forneciam aparelhos roubados para desbloqueio e atuavam na reintrodução dos dispositivos no mercado, com aparência de legalidade. Parte dos suspeitos também é investigada por tentar acessar dados bancários das vítimas para realizar empréstimos e transações fraudulentas.