SEÇÕES

Suspeito de ameaçar arrancar a cabeça da própria sogra é preso por descumprir medida protetiva

Rafael Lemos de Sousa, de 27 anos, descumpria medida protetiva e estava foragido desde o primeiro semestre de 2025

Rafael Lemos de Sousa | Foto: Reprodução/ Polícia Civil do Estado do Piauí
Siga-nos no

A Polícia Civil do Estado do Piauí (PC-PI), por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP), prendeu na manhã desta terça-feira (5) Rafael Lemos de Sousa, de 27 anos, no Centro de Teresina. O homem é investigado por violência doméstica e foi preso por descumprimento de medida protetiva, após permanecer foragido desde o primeiro semestre do ano passado.

O mandado de prisão foi expedido a pedido da Delegacia de Atendimento à Mulher da zona Sudeste, após o investigado desobedecer determinações judiciais impostas para proteger a vítima. Segundo a Polícia Civil, Rafael já havia sido notificado sobre a medida, mas descumpriu a ordem, o que levou à decretação da prisão preventiva.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Thales Gomes, a primeira tentativa de prisão ocorreu em maio, na região da Usina Santana, mas o suspeito conseguiu fugir no momento da abordagem.

“A residência era bem reforçada na parte frontal e, quando conseguimos romper os obstáculos, ele conseguiu fugir rapidamente, pulando o muro por meio de escadas que estavam no quintal e do lado externo da casa. Mesmo assim, seguimos com os trabalhos de investigação”, explicou o delegado.

Após diligências, Rafael foi localizado e preso na região central da capital nesta terça-feira.

Ameaças contra a sogra

Ainda segundo a Polícia Civil, mesmo foragido, o investigado voltou a agir de forma violenta. Em novembro, ele passou a ameaçar a ex-sogra, com registros formais em boletim de ocorrência. Conforme relatado pelo delegado Thales Gomes, as ameaças incluíam declarações extremas, como a intenção de “arrancar a cabeça” da vítima e incendiar o comércio pertencente a ela.

“Essas ameaças motivaram a decretação de novas medidas protetivas, agora em favor da sogra”, destacou a autoridade.

As investigações apontam que a motivação das ameaças estaria relacionada a ciúmes e a conflitos gerados pela presença frequente do suspeito em um bar próximo à residência da família da ex-companheira.

Histórico de violência

A Polícia Civil informou ainda que Rafael possui histórico recorrente de violência doméstica. Ele já foi preso pelos mesmos crimes nos anos de 2020 e 2022, envolvendo mulheres diferentes.

“Mesmo após a decretação da prisão atual, familiares de outra mulher procuraram a polícia para registrar boletim de ocorrência indicando a possibilidade de novas agressões”, acrescentou.

Após a prisão, Rafael Lemos de Sousa foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforçou o compromisso de combater a violência contra a mulher e garantir a proteção das vítimas.

Denunciar é essencial em casos de violência (Foto: Reprodução/ Freepik)

O que fazer em casos de violência doméstica?

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) orienta que, em casos de violência de gênero, buscar ajuda, procurar apoio e denunciar é essencial. Veja abaixo os principais pontos de atendimento em Teresina:

Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher

1ª DEAM – Centro
Rua Coelho Rodrigues, 760, Centro
E-mail: deamcentro.te@pc.pi.gov.br

2ª DEAM – Norte 1 e Norte 2
Av. Roraima, 2563, Aeroporto
E-mail: deamnorte.te@pc.pi.gov.br

3ª DEAM – Sul 1 e Sul 2
Av. Henry Wall de Carvalho, s/n, Saci
E-mail: deamsul.te@pc.pi.gov.br

4ª DEAM – Sudeste 1 e Sudeste 2
Conj. Dirceu Arcoverde (por trás do 8º DP)
E-mail: deamsudeste.te@pc.pi.gov.br

DEAM – Casa da Mulher Brasileira (Leste 1 e Leste 2)
Av. Roraima, 2563, Aeroporto

DEAM – Feminicídio
Av. Pedro Freitas, s/n, bairro Vermelha
E-mail: delegaciafeminicidio@pc.pi.gov.br

Central de Flagrantes de Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (24h)
Rua Coelho de Resende, s/n, Centro-Sul

Tópicos
Carregue mais
Veja Também