A cidade de Esperantina, situada no Norte do Piauí, continua sendo afetada pelas fortes chuvas que têm deixado alguns municípios do estado em situação de alerta. Segundo a Defesa Civil, até agora, são 40 famílias desabrigadas.
A Prefeitura de Esperantina comunicou que 15 famílias decidiram ir para lares de parentes e 25 foram encaminhadas para escolas públicas do município (Escola Municipal Umbelino Rebelo, E.M. Cristo Redentor, E.M. Profª Meire Fernandes e E.M. José Patriotino), onde são monitoradas pela Defesa Civil. Ao todo, 114 pessoas tiveram que sair de casa.
Os bairros mais afetados pela água são Nova Esperança, Pedreira, Batista de Amorim e Centro. O coordenador da Defesa Civil no município, Antônio Machado, informou que técnicos da pasta realizam na manhã desta segunda-feira (10) uma vistoria nas regiões mais críticas.
Conforme boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, o rio Longá está com 95 centímetros acima da cota de inundação e tem cota atual de 8,35 m, com previsão de redução do nível nas próximas horas.
Na Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), em comunicado emitido através da Carta Circular SOO 017 2023, passou a praticar desde o dia 28 de março defluência máxima de 500 m³/s, e tal medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação da companhia.
Em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,16 m, em situação de normalidade, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,27 m, continuando em situação de normalidade.
Em Timon/MA e Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,92 m, sendo previsto que o nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 2,93 m, continuando em situação de normalidade.
Com relação à Luzilândia/PI a cota atual do rio Parnaíba é de 5,20 m, e tem previsão de estabilização do nível nas próximas 12 horas para valores em torno de 5,19, continuando em cota de alerta com 51 cm abaixo da cota de inundação.
A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II (3478900), no município de Teresina, é de 4,26 m e deverá reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,12 m, continuando em situação de normalidade.
Em Barras/PI, ainda em cota de inundação, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,47 m, e deve reduzir o nível nas próximas 8 horas, o nível deve ficar em 4,43 m, com 23 cm acima da cota de inundação.