Por conta das fortes chuvas que têm caído na região de Esperantina, o nível do Rio Longá subiu mais de 42 centímetros e aumentou o número de famílias ribeirinhas desabrigadas devido à enchente.
Segundo a Defesa Civil Municipal, até o momento Esperantina tem 50 pessoas desabrigadas devido às chuvas. São no total de 15 famílias, sendo que 13 famílias estão alojadas em três escolas do município e duas famílias optaram por se abrigar em casas de familiares. Os bairros mais afetados são: Batista de Amorim, Pedreiras, Nova Esperança e Beira Rio.
O Rio Longá em Esperantina está 42 cm acima da cota de inundação e tem cota atual de 7,82 m, com previsão de redução do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,76 m, continuando com 36 cm acima da cota de inundação.
CPRM monitorando
Os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, continuam em cota de alerta.
Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,21 m, em situação de normalidade, sendo prevista a redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,01 m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,04 m, sendo previsto que o nível diminua nas próximas 8 h e se mantenha em 2,96 m, continuando em situação de normalidade.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,30 m, devendo se elevar nas próximas 12 h e ficar com valores em torno de 5,33 m, continuando em cota de alerta, permanecendo 37 cm abaixo da cota de inundação.
A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, em Teresina, é de 5,74 m e deverá sofrer redução nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,64 m, continuando em situação de normalidade.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,15 m e deve estabilizar o nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações significativas no intervalo da previsão, o nível deve ficar em 4,16 m, continuando em cota de alerta com 4 cm abaixo da cota de inundação.