Se reuniram nesta segunda-feira (02), técnicos das secretarias de Estado da Saúde (Sesapi) e da Defesa Civil (Sedec), para definir parceria e padronizar os alertas sobre possíveis riscos que a população piauiense pode enfrentar durante o período quente e seco do B-R-O Bró.
Com a previsão de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar para o estado nos próximos meses, a diretora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destaca a importância da atuação conjunta entre os dois órgãos para reforçar o sistema de alerta e ampliar a capacidade de prevenção a eventuais situações.
“A vigilância precisa estar alerta em relação ao que pode acontecer em termos ambientais, desde a onda de calor até as queimadas. O objetivo é alertarmos os municípios onde podem ocorrer esses eventos e quais são as possíveis doenças e agravos que a comunidade pode adquirir”, disse a diretora.
A troca de informações e padronização dos alertas está entre as ações. “Temos um objetivo comum, que é o protocolo em defesa da vida. Essa unificação dos alertas vai possibilitar uma atuação mais humanizada e assertiva”, conclui Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec.