Na manhã desta quinta-feira (7), servidores e parceiros da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) participaram de uma ação especial promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O serviço, coordenado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), reuniu atendimentos e orientações voltadas à saúde e bem-estar no ambiente laboral.
Serviços e prevenção no trabalho
A iniciativa buscou melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos servidores por meio de ações de prevenção e vigilância. Entre os serviços disponibilizados, estiveram vacinação, apoio psicológico e orientações de saúde.
No auditório da Seid, estações temáticas foram montadas para tratar de assuntos essenciais, como prevenção da obesidade, hipertensão e diabetes; alimentação saudável; ergonomia no trabalho; cuidados com a voz e audição; saúde mental no trabalho; e imunização do trabalhador.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou a relevância do laudo caracterizador de deficiência, também oferecido pelo Cerest. “Esse laudo é fundamental para que as pessoas com deficiência possam ingressar no mercado de trabalho e ter acesso às vagas de cotas garantidas por lei”, afirmou.