A inclusão de pessoas com deficiência no Piauí tem ganhado novos contornos com a atuação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID). Em entrevista ao programa Agora Jogo do Poder, da Rede Meio, nesta quarta-feira (23), o secretário Mauro Eduardo detalhou as ações da pasta com foco em educação, tecnologia e capacitação de professores, além de revelar sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
“A educação está sendo dada aos professores. Nós temos um programa permanente de capacitação desses profissionais”, destacou o secretário.
Segundo ele, só em 2024 cerca de 400 profissionais da rede foram capacitados. Atualmente, mais de 850 professores da rede pública estadual e municipal participam de um curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com a UFPI, a SEDUC e a SEID. A certificação está prevista ainda para este semestre.
Tecnologia como ponte
Entre as iniciativas mais recentes, Mauro Eduardo anunciou o primeiro Hackathon Inclusivo do Piauí, que ocorre nesta quinta (24) e sexta (25), em Teresina. O evento contará com cinco turmas de estudantes da rede pública, que vão desenvolver soluções tecnológicas voltadas à inclusão. As melhores ideias serão avaliadas por uma banca e poderão ser aplicadas diretamente nas escolas.
“Estamos utilizando a tecnologia como forma de inclusão. Por exemplo, teve aluno que pensou em criar um aplicativo para melhorar a comunicação do aluno surdo com a comunidade. Isso é algo inovador”, afirmou.
Segundo ele, o projeto “Tec para Todos” segue uma orientação direta do governador Rafael Fonteles:
“Ele tem dado essa determinação para nós, enquanto gestores, utilizarmos a tecnologia de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas em nosso estado.”
Avanços e acessibilidade
Outro avanço citado pelo secretário foi a digitalização de serviços educacionais. Alunos com deficiência já podem fazer matrícula online com acessibilidade garantida, sem precisar sair de casa. Além disso, Mauro destacou que o próximo concurso da Secretaria de Educação, com cerca de 4 mil vagas, vai prever cargos específicos para o atendimento individualizado de alunos com deficiência: “Um profissional qualificado para isto vai estar previsto no edital.”
Trajetória e futuro político
Ao final da entrevista, Mauro Eduardo falou sobre sua trajetória na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e confirmou que está construindo uma pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
“Chega uma hora que a gente tem que tomar uma decisão. Estamos, sim, trabalhando uma pré-candidatura para o próximo ano. Eu estou secretário, mas sou militante dessa causa há mais de 20 anos”, afirmou.
Ele lembrou ainda que é a primeira pessoa com deficiência a ocupar um cargo de primeiro escalão no Governo do Piauí.
“As pessoas com deficiência precisam apenas de uma oportunidade para mostrar que são capazes. Nós temos que ocupar os nossos espaços, e é com esse foco que estamos trabalhando.”