Entre os dias 10 e 15 de novembro, uma massa de ar seca e quente estará bloqueando a alta troposfera, impedindo a entrada de umidade. Assim, uma onda de calor se desenvolverá e estará influenciando em altas temperaturas que poderão ficar até 5ºC acima do normal para a época.
O Piauí não estará dentro do polígono principal desta onda de calor, mas os sistemas serão alterados. A previsão é que em alguns municípios das mesorregiões centro-norte e norte a temperatura máxima chegue a 40º com umidade mínima abaixo dos 20%.
A previsão é que as maiores temperaturas ocorram entre 13 e 15 (nesta última data a previsão indica as maiores temperaturas). Não existe nos modelos de previsão indicativos de temperaturas que cheguem a 43ºC, mas como geralmente o mês de novembro apresenta mais umidade e temperaturas mais amenas que outubro, tem-se a previsão de máximas que podem chegar próximos a 41ºC.
INMET EMITE ALERTA DE CALOR PARA 5 ESTADOS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma onda de calor que deve elevar as temperaturas em cinco estados até sexta-feira (10). Contudo, há a possibilidade de que o fenômeno se estenda e intensifique. Atualmente, o alerta abrange áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Conforme o Inmet, as temperaturas nessas regiões podem superar até 5ºC acima da média, com máximas ultrapassando os 42ºC em cidades do Centro-Oeste. O instituto alerta para a possibilidade de a onda de calor persistir e intensificar a partir de sábado (11), ampliando sua influência para mais estados brasileiros, com temperaturas ainda mais elevadas. Segundo o Climatempo, na segunda-feira (13), municípios de Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo e Minas Gerais podem registrar temperaturas acima dos 40ºC.