SEÇÕES

Segundo dia de NEON 2025 conta com palestras sobre IA e novas tecnologias

Tony Ventura destacou como a IA pode simplificar a vida, otimizar negócios e, consequentemente, gerar resultados mais expressivos.

Tony Ventura | Foto: Jéssica Machado
Siga-nos no

Tecnologia, inovação e oportunidades! Voltado para o crescimento econômico e social da Nordeste iniciou nesta sexta-feira (4) o último dia Nordeste On (NEON). Com palestras e stands de diversas startups o evento é considerado o maior no setor da região.

Com o tema “Futuro, Inteligência Artificial e Demonstrações ao vivo de Novas Tecnologias”, e o objetivo de revolucionar a forma como o público enxerga a inteligência artificial (IA), Tony Ventura destacou como a IA pode simplificar a vida, otimizar negócios e, consequentemente, gerar resultados mais expressivos.

“É muito importante fazer um evento como o Neon aqui na região. Porque está estimulando empreendedores, pessoas que têm o sonho de empreender, que não são empreendedores ainda, estimulando a população a conhecer a inteligência artificial. Algo que torna sua vida. Mais simples, mais prática e torna seus negócios melhores de certa forma, trazendo resultados melhores e usando as tecnologias certas”, afirmou o palestrante.

Questionado sobre as perspectivas para os próximos anos em relação à inteligência artificial, o especialista acrescentou:

“Vai ser um ano de corrida de inteligência artificial. Várias empresas tentando, obviamente, querendo ganhar dinheiro no mundo. Fazendo inteligência artificial melhor que a outra. Então, se você não tiver atualizado com a inteligência artificial hoje, você com certeza vai se perder no futuro muito próximo com tanta novidade que vai vir aí. Tem muito mais coisa do que tem agora”.

Tony Ventura - Foto: Jéssica Machado

Cais Hub fortalece ecossistema de inovação e tecnologia em Parnaíba no Nordeste On

Daniel Guimarães, fundador do Cais Hub, principal centro de inovação do município, foi um dos participantes e palestrantes do evento. Em sua fala, ele destacou o ecossistema de inovação de Parnaíba como um polo pioneiro.

“Parnaíba é realmente um espaço incrível para inovação. Porque nós desenvolvemos um ecossistema. Fomos capacitados pelo projeto do SEBRAE, que foram somente dez ecossistemas no Brasil que receberam essa capacitação, que Parnaíba recebeu. Temos todos os atores, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresários, hubs de inovação conectados para fazer o planejamento de desenvolvimento da cidade, da região, para inovação”, afirmou. 

Durante o painel, Daniel falou sobre o processo de descentralização da capital piauiense em direção à cidade de Parnaíba. “Parnaíba já tinha uma vocação para a inovação através de projetos propostos como a Carnaúba Vale, que é uma comunidade. Então já existe esse espaço de inovação. Então eu identifiquei que não existia um espaço físico para essa conexão”. 

Daniel Guimarães - Foto: Jéssica Machado

NEON 2025: empresas de psicologia, contabilidade e saúde bucal se reinventam com a ajuda da tecnologia 

Entre as arenas do espaço, startups com foco em meio ambiente, saúde bucal e contabilidade, estiveram presentes. 

A gente está realmente nessa terceira edição com muitas inovações e um grande público. Batemos já o público da última edição que foi de 16 mil inscritos. Esse ano tivemos mais de 26 mil inscritos. Hoje Teremos startups sendo premiadas com uma ida ao evento WebSumitt em Lisboa. E também teremos a passagem do Neon para o estado de Alagoas, que é quem vai receber este grande evento em 2026, disse Samuel Moraes, gerente da unidade de inovação do Sebrae e coordenador do NEON.

Samuel Moraes - Foto: Jéssica Machado

NANOTECNOLOGIA E SAÚDE MENTAL

No ramo da saúde - um dos principais setores que utilizam a tecnologia na descoberta de curas e máquinas que melhoram a qualidade de vida de muitos pacientes - a startup NANO2D se destaca pela inovação no cuidado com a saudade bucal. André Menezes, um dos cofundadores, explicou que o projeto ocupa um local de pioneirismo no Piauí. 

A Nano2D é uma parceria entre o programa de pós-graduação em Odontologia e ciências farmacêuticas da UFPI para que a gente possa desenvolver produtos à base da nanotecnologia para a odontologia. O que seria isso? São soluções para dores que a saúde bucal, a odontologia necessita, produtos que não existem no mercado e que a gente desenvolve utilizando essa nova tecnologia. Então nós temos produtos, por exemplo, como higienizadores para a limpeza de próteses, pomadas cicatrizantes a base de produtos regionais como óleo de piquí, óleo de buriti e outros produtos dos nossos biomas piauíenses e biomas brasileiros.

NANO2D - Tecnologia na saúde bucal - Foto: Jéssica Machado Ainda falando em investimentos na saúde, a psicóloga norte-rio-grandense Vitória Lorraine decidiu ser momento de mudar o caminho das terapias online, atendendo a necessidade de cada paciente e suas particularidades. O projeto Light Talk teve seu lançamento no evento e já conta metas positivas que mudem a vida de muitos brasileiros. 

A gente desenvolveu o Lightalk a partir de demandas e problemas que eu percebi dentro dos meus processos de procura de paciente ideal. Percebi que eu gastava muito tempo com o marketing e muitas vezes não era um marketing efetivo e que vinham muitos pacientes para mim de uma maneira que eles passavam de vários ciclos com processos terapêuticos até gerar um processo de identificação.

Startup Light Talk - Foto: Jéssica Machado

Tópicos
Carregue mais
Veja Também