SEÇÕES

Seduckathon: 2º dia traz tecnologia com TRON Robótica Educativa de Whindersson Nunes

O evento conta com mais de 8 mil alunos inscritos com foco em inovação na educação pública do estado do Piauí.

2ª edição do Seduckathon | Foto: Ana Ilza / Portal Meio News
Siga-nos no

O segundo dia da 2ª edição do Seduckathon teve inicio nesta terça-feira (24) no Teresina Hall. O evento  conta com mais de 8 mil alunos inscritos com foco em inovação na educação pública do estado do Piauí. 

Além de competições, o evento também funciona como uma feira de inovação e tecnologia aberta ao público nos dias 24 e 25 de junho. A programação inclui oficinas, palestras e batalhas de games, com a participação de nomes como Guilherme Silveira (cofundador da Alura), Mari Kruger (programadora e youtuber), Luiz do Brownie (empreendedor digital) e Thaiga (streamer e influenciadora gamer). 

Telescópio que consegue alcançar Saturno | FOTO: Ana Ilza/Portal MeioNews

Entre os estandes de games e competições, a TRON Robótica Educativa — iniciativa do humorista Whindersson Nunes — apresenta aos estudantes da rede estadual o desafio de construir um telescópio. O projeto, desenvolvido por bolsistas, incluindo o cientista premiado Manuel Nunes, busca estimular habilidades em robótica e levar essa experiência prática para dentro das escolas.

Atualmente estou trabalhando no ramo de desenvolvimento de equipamentos e sou bolsista da 6,28 Technology, que é uma empresa que o Whindersson Nunes é sócio, que vai ser uma empresa responsável por desenvolver novos equipamentos e viabilizar a tecnologia aqui no Piauí. A gente está trazendo um pouco da nossa vivência com os alunos, alguns alunos da rede pública. Selecionados para receber um minicurso que a gente estava oferecendo, que é a montagem de um telescópio que a gente quer distribuir. Sim, a gente vai distribuir alguns para as escolas públicas terem acesso a esse tipo de tecnologia e poder construir um telescópio open source e observar a economia para os diferentes tipos de jogos, disse Manuel Nunes.

Foto: Ana Ilza/Portal MeioNews

IMERSÃO TECNOLÓGICA

Segundo o representante da Quinta Era Robots de São Paulo, Marcelo, estudos perceberam que houve um aumento de 25% na comunicação dessas pessoas, se sentindo mais confortável em se comunicar com o robô do que os seres humanos. 

Robôs no Seduckathon | FOTO: Ana Ilza/Portal Meio News

Além disso, a empresa trouxe também experiências imersivas de óculos e realidade virtual, onde as pessoas podem ser levadas para um outro ambiente, não fisicamente, mas através dos olhos. Cenários como montanha-russa, resorts, decolagem, entre outros tipos de soluções imersivas são experimentadas pelos visitantes. 

Nesse evento, nós trouxemos três experiências, sendo o CyberDog, que simula um cachorro-robô, então ele pode interagir com as pessoas, dar a patinha, pular, ele serve mais para chamar a atenção. Trouxemos também o Nau, que é o nosso robô humanoide, ele tem reconhecimento facial, então ele pode olhar para você, detectar seus movimentos. E hoje ele trabalha na área da medicina, da saúde, cuidando de pessoas com estado paliativo e também crianças com autismo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também