Gestores e líderes do ramo da educação e tecnologia se reuniram na manhã desta quarta-feira (02), para o evento de lançamento do laboratório de IA e Big Data, cujo objetivo é combater a evasão escolar e melhorar aprendizagem dos estudantes piauienses.
Sediado no Auditório Canoa, no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, o evento contou com a presença do superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, que explicou sobre a importância do projeto para o Piauí.
Esse evento é justamente para reunir especialistas, grandes referências nacionais e também do estado do Piauí, para discutir a importância do uso de dados para melhorar a educação do nosso estado. Nós constituímos uma série de iniciativas, um laboratório de dados construído, um conselho de dados e toda uma estrutura para que a gente possa monitorar tudo que está acontecendo na educação em tempo real, desde o desempenho de cada um dos nossos alunos, disse Torres.
DIRECIONAR PARA COMBATER A EVASÃO
Segundo o secretário Washington Bandeira, o funcionamento do laboratório irá contar com uma equipe multidisciplinar para o monitoramento e planejamento de estratégias, no intuito de conhecer a realidade de cada estudante e saber como abordar uma solução eficiente contra a evasão.
“A gestão baseada em dados e evidências é voltada a resultados. Quando a gente tem o controle sobre os dados, como é o caso da SEDUC, um laboratório de dados, eu consigo ver dia a dia a frequência daquele aluno, as notas daquele aluno, e consigo fazer uma análise prévia, uma análise preditiva, do aluno que vai evadir, aquele aluno que não está indo muito à escola, frequência baixa, e está com nota baixa, periodicamente, é um aluno que tem muitas chances de evadir, então aí a gente já vai fazer um trabalho com aquele aluno e trazê-lo de volta a escola”.
Foto: Raíssa Morais/Meio News
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Ellen Gera, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), afirmou que o investimento em ações de curto, médio prazo e longo prazo vão garantir resultados positivos para o Piauí, que já se encontra na posição de referência na transformação digital.
O governador Rafael Fonteles, em sua palestra sobre desenvolvimento sustentável a longo prazo do Piauí, destacou que ele iria implementar um super choque educacional e tecnológico, e ele tem feito isso. Ele criou uma Secretaria de inteligência Artificial para cuidar dessa orquestração da pauta da IA dentro do governo, transformou a antiga autarquia em uma estatal de tecnologia que no caso é a ETIPI, para que a gente possa estar o mais próximo possível do estado da arte da tecnologia.
O presidente ainda relembrou o Seduckathon, evento de robótica que ocorreu entre os dias 23 e 25. “Não à toa a educação pública do Piauí tem se destacado, avançando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Está aí o exemplo do Seduckathon, que é uma grande aposta desse impacto da tecnologia estadual de educação”.