SAMU e Guarda Municipal discutem parceria para segurança dos profissionais

A parceria foi uma solicitação do prefeito Dr. Pessoa e iniciou suas atividades na segunda-feira (17).

SAMU e Guarda Municipal discutem parceria para segurança dos socorrista. | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve reunida com a Guarda Civil Municipal de Teresina para definir o protocolo que visa reforçar a segurança de seus socorristas nesta terça-feira (18). A parceria foi uma solicitação do prefeito Dr. Pessoa e iniciou suas atividades na segunda-feira (17).

SAMU e Guarda Municipal discutem parceria para segurança dos socorristas - Divulgação

 Os detalhes a longo prazo foram acertados na reunião, como se dará o contato e detalhes do acompanhamento, que será em ocorrências de ferimentos de armas brancas, armas de fogo e agressões físicas, bem como em locais considerados de risco. Além disso, os guardas municipais passarão por capacitações na área de saúde e primeiros socorros.

O diretor do SAMU, Eliel dos Santos, reforçou a importância da parceria. “Recebemos a solicitação urgente para que fossem criados protocolos mais efetivos e aqui estamos, para darmos início a esse processo tão desafiador, mas que com certeza vai beneficiar os trabalhadores do SAMU”, disse.

SAMU e Guarda Municipal discutem parceria para segurança dos socorristas - Divulgação

“Hoje viemos atender um pedido do Prefeito no sentido de estar alinhando com o SAMU para viabilizar os atendimentos e o acompanhamento das viaturas, justamente para dar essa tranquilidade aos agentes socorristas”, comentou o chefe da Coordenadoria de Segurança do Município, Danúbio Carvalho.

Motorista e enfermeira do SAMU são baleados durante atendimento em Teresina

Na noite da último sábado, dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) identificados como Laurimay Caminha Veras e Anderson Marcos Santos Maranhão, foram alvejados a tiros após atenderem a uma ocorrência no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul de Teresina.

De acordo com informações do repórter da Rede Meio Norte, Kilson Dione, a equipe foi acionada para atender um homem identificado como Cícero Pereira Lima Neto, que é acusado de integrar uma organização criminosa e estava usando uma tornozeleira eletrônica. Os profissionais realizavam o atendimento, quando foram surpreendidos por criminosos em um carro que já chegaram atirando.

A enfermeira, Laurimary Caminha, que foi baleada na perna, recebeu alta médica no domingo (16). Já o motorista da ambulância, que também foi alvejado com um tiro, segue internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Tanto a enfermeira como o motorista da ambulância foram socorridos pelo médico da equipe, que não foi ferido na ação criminosa. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES