Na tarde desta segunda-feira (12), um avião monomotor caiu no campo de futebol do Bariri, próximo ao colégio Premem Norte, no bairro Vila Operária, em Teresina. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava com cinco pessoas a bordo, incluindo uma criança. Quatro entre as vítimas pertencem à mesma família.
O Meionorte.com apurou que os passageiros tratam-se do advogado Arcedino Concesso Filho (37 anos), a sua esposa Juliana Plácido (36 anos), as filhas Giovana Plácido (16 anos), Nicole Plácido (menor de idade, 04 anos) e Maria Graci Bento da Silva (66 anos) sogra do piloto.
Este é o segundo avião do tipo monomotor que caiu na capital piauiense em menos de 24h. À Rede Meio Norte, o primo do piloto, que é médico, relatou que o avião, vinha de Fortaleza com destino ao município de Araguaína, no Tocantins, quando teve que fazer um pouso em Teresina para abastecimento de combustível.
O piloto e proprietário do avião é o próprio advogado Arcedino Concesso Pereira Filho."Até agora eu não tenho detalhes do que causou. A família identificou o vídeo nas redes sociais, foi passando de um para outro e foi essa correria, mas graças a Deus nada de tão grave parece ter ocorrido. Ele é advogado e também é piloto. A aeronave é dele, é particular. Ele estava com a família em Fortaleza e estava passando em Teresina. Provavelmente, ele abasteceu aqui e iria para Araguaína ", explica.
Nas imagens é possível ver que uma pessoa está deitada no chão, a qual, segundo o socorrista, se tratava do próprio piloto, que referiu muita dor lombar por conta do impacto com o solo.
“A aeronave fez um pouso forçado em um terreno. O piloto referiu muita dor lombar por conta do impacto com o solo. Foi um milagre porque o local que ele fez o pouso de emergência fica dentro da cidade, não é um campo aberto, é um terreno que fica dentro da cidade, nas proximidades do aeroporto. Ele livrou casas, postes, fiações elétricas, com segurança”, explica o socorrista do SAMU, Walkyson.
Ao Meionorte.com, uma pessoa que testemunhou o acidente relatou o ocorrido e disse que o piloto conseguiu pousar dentro do campo. Felizmente, ninguém ficou ferido. Um passageiro que estava no avião passou mal, porém encontra-se estabilizado, assim como as demais pessoas que estavam a bordo da aeronave.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que todos os passageiros foram prontamente atendidos. Foram enviadas ao local do acidente uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e duas motolâncias. A assessoria do HUT informou que recebeu 3 vítimas do acidente, as quais estão estáveis, sem necessidade de intubação.
NOTA DO AEROPORTO DE TERESINA
O Aeroporto de Teresina informa que a aeronave de pequeno porte PT-RHJ pousou às 11h51, proveniente de Fortaleza (CE) com destino ao município de Araguaína (TO), para abastecimento de combustível. Após o procedimento, às 12h33, decolou. Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate.
Aeroporto de Teresina