Entre os alvos da Operação Denarc 64 está uma família — um casal e dois filhos — que lavou R$ 1.320.000.000,00 (um bilhão e trezentos e vinte milhões de reais) para a facção criminosa Bonde dos 40. Os investigados são proprietários das lojas Barão Veículos e Casa dos Acessórios. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), no Piauí e na Paraíba, e tinha como objetivo cumprir 45 mandados de busca e apreensão, além de 20 de prisão.
QUEM COMPÕEM A FAMÍLIA?
- Josimar Barbosa de Sousa (Pai)
- Tereza Cristina de Sousa Pacheco (Mãe)
- Angélica Florinda Pacheco (Filha)
- Caio Felipe Pacheco (Filho)
COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA?
A família é dona dessas empresas, que foram as principais responsáveis pela movimentação de grandes quantias de dinheiro proveniente de organizações criminosas, incluindo o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, em um período de apenas cinco anos, conforme explica o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC).
“Eles são responsáveis pelas duas empresas que mais operaram diagnosticado como atípico pelo Banco Central. Não é a movimentação global dessas empresas, mas apenas um corte que o Banco Central diagnosticou como provável movimentação ilícita oriundas do tráfico de drogas. Então, a imensa maioria dos indivíduos presos, tem uma ficha criminal extensa e se comunicavam financeiramente com intensidade, com as empresas”, explicou o delegado.
COMO FOI A OPERAÇÃO?
O objetivo é prender 20 pessoas, no entanto, apenas treze foram detidas até o momento, incluindo a família, além de Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB). O cabeça do esquema criminoso, identificado como Erisvaldo Da Cruz Silva, continua foragido.
Confira os envolvidos no esquema: