Rumo à modernização: Professores do Piauí viajam para Singapura em missão educativa

Serão 5 dias de imersão completa discutindo inovação, tecnologia e conhecimento o sistema de ensino do país.

Professores do Piauí viajam para Singapura | Ana Ilza / Portal Meio News Professores do Piauí viajam para Singapura | Foto: Ana Ilza / Portal Meio News
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cerca de 30 professores e gestores da Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC) embarcaram nesta sexta-feira (04), em uma missão em prol da educação em Singapura, na Ásia, um país referência mundial na área. Os profissionais serão recebidos pelo National Institute of Education (NIE). 

Os piauienses serão conduzidos pela superintendente de ensino da Seduc, Viviane Farias. Serão 5 dias de imersão completa discutindo inovação, tecnologia e conhecimento.

Nós temos um programa de gestão da aprendizagem, já bem maduro, bem robusto, mas nós queremos conhecer mais. Inovação, trabalhar com liderança. Vamos lá beber um pouquinho, porque Singapura é o número 1 no PISA, e tem essa educação de excelência para que a gente possa cada vez mais formar a nossa equipe. É melhorar ainda mais a educação do nosso estado, dando oportunidade para os nossos jovens. Porque o objetivo é esse. Uma educação de qualidade para todos sem deixar ninguém para trás. 

Whashington Bandeira acompanha professores até o aeroporto de Teresina | FOTO: Ana Ilza / Portal Meio News

PAÍS COM MELHOR EDUCAÇÃO

Em 2024, o governo do Piauí esteve em Singapura. Segundo o secretário Washington Bandeira, que esteve acompanhando o grupo no aeroporto, a seleção para o intercâmbio foi baseada nas escolas com maior índice no IDEB. O Piauí segue como pioneiro e se destaca no primeiro lugar de qualidade e incentivo na educação e, agora, o objetivo é "beber da fonte de experiência, de conhecimento, de resultados desse modelo educacional de Singapura", a fim de que os elementos educacionais sejam seguidos no Estado. 

É uma referência em gestão escolar, em qualidade de ensino, ensino de linguagens, de matemática, em criatividade, protagonismo dos seus estudantes, em avaliação, em monitoramento das escolas, em formação dos professores. Então, tudo isso os nossos professores vão agora observar e vão trazer alguns desses elementos para cá, para que a gente possa fortalecer ainda mais o ensino do Piauí. O Piauí está indo buscar referência internacional, não é mais nacional, porque a referência nacional é o próprio Piauí, disse o secretário de educação do Piauí.

Professores piauienses viajam para Singapura | FOTO: Ana Ilza / Portal Meio News

Durante a missão, a equipe piauiense irá conhecer o funcionamento do sistema educacional, além de participar de uma formação no Virtual Learning Centre (VLC), sobre temas como: modelos e impactos da liderança e gestão escolar, aplicações práticas em pesquisa e inovação pedagógica, suporte acadêmico e socioemocional no desenvolvimento e bem-estar dos alunos, estratégias e desafios para a construção de escolas resilientes, inovação e tecnologia no ensino, entre outros assuntos.

Cara, a expectativa está mil. Todas as nossas loucuras lá no chão da escola deram certo a combinar esse momento aqui. Representar os nossos professores nesse momento e aprender um pouco mais sobre todo o plano de ensino [...] o estado do Piauí já está à frente. Nós já temos uma educação de qualidade. Só que nós vamos buscar melhorar cada vez mais, disse Raonix Sousa,  professor do município de Fronteiras.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com