O assassinato brutal de Jad Rubens Barros de Sousa, em Teresina (PI), vai além de uma dívida de R$ 30 mil ligada ao tráfico de drogas. O crime também está relacionado a uma rixa pessoal: Romulo Raphael dos Santos Morais, um dos líderes da Família do Norte em Manaus (AM).
O QUE ACONTECEU?
- Jad Rubens foi sequestrado e assassinado em janeiro de 2025, em um rodoanel na zona Sul de Teresina;
- Nesta quarta-feira (24), Alison André de Moura Oliveira e Raifran Machado de Araújo foram presos por envolvimento no crime;
- Jad Rubens intermediava a compra de drogas em Manaus e o repasse no Piauí. Raifran devia cerca de R$ 30 mil a Jad, que, por sua vez, também devia à facção criminosa de Manaus;
- A dívida, então, teria sido o pivô de seu assassinato, que teve o envolvimento de 7 pessoas (duas foram presas, como citado).
O Raifran, ele é acionado como executor e o Careca (Alison), ele é um um dos disciplina da facção [...] o Careca seria o um dos líderes da facção que participou do interrogatório, disse o delegado Danúbio Dias, que está à frente das investigações em Teresina.
NOVAS REVELAÇÕES
O MeioNorte apurou que Rômulo (citado no lead) nutria uma rixa pessoal com Jad, o que o levou a planejar o assassinato, aproveitando-se da cobrança da dívida com Raifran como pretexto para o crime.
Segundo o DHPP, o desentendimento estaria relacionado à atual companheira de Rômulo, que teria mantido um relacionamento com Jad no passado, resultando no nascimento de um filho.
QUEM É RÔMULO?
Rômulo é considerado de alta periculosidade e possui diversos mandados de prisão em aberto. Em 2019, chegou a ser preso por um massacre em um sistema prisional no Amazonas, que resultou na morte de 55 presos.
Romulo Raphael dos Santos Morais é piauiense e está foragido, e pode estar na Bolívia, de acordo com as investigações.