A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, foi eleita vice-coordenadora da Câmara Técnica da Agricultura Familiar (CTAF) do Consórcio Nordeste. A eleição ocorreu durante a 19ª Reunião da Câmara, evento que reuniu, nessa quarta (12) e quinta-feira (13), em Maceió (AL), gestores da Agricultura, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
Na oportunidade, foram debatidas as ações que serão implementadas para o desenvolvimento da agricultura familiar nos estados nordestinos.
A câmara temática foi constituída em 2021 e, desde então, tem como principal ação apoiar e construir um espaço permanente de reflexão, articulação política e técnica dos gestores públicos da Agricultura Familiar do Nordeste, elaborando e fazendo o encaminhamento de propostas de diretrizes e ações conjuntas para a solução de problemas relativos à agricultura familiar.
Como resultado do encontro no estado de Alagoas, foram redefinidos as coordenações dos grupos técnicos da câmara que darão suporte às discussões sobre temas como a assistência técnica e extensão rural (Ater), crédito rural, Garantia Safra, Programa de Alimentação Saudável – Nordeste (PAS/NE) e o de comercialização.
Também foi apresentada a minuta da carta consulta que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentará ao Banco Mundial para implantar ações de desenvolvimento da agricultura familiar e debaterá o novo Programa de Aquisições de Alimentos (PAA) com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e as perspectivas do MDA para o seu fortalecimento em 2023 e 2024.
Na 19ª Reunião da Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste foi definido que o próximo encontro do colegiado será em Teresina, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).