Na manhã deste domingo, 1º de dezembro, a Justiça do Piauí converteu em preventiva a prisão de João Henrique Soares Leite Bonfim, de 22 anos. Ele é suspeito de atropelar e matar Laurielle da Silva Oliveira, além de deixar o marido dela ferido, em um acidente no cruzamento das avenidas Jóquei Clube e Nossa Senhora de Fátima, em Teresina. O jovem é reincidente, e estava alcoolizado e conduzia um carro, enquanto as vítimas uma motocicleta.
“No caso, acompanhando parecer ministerial, a prisão preventiva resta plenamente justificada na garantia da ordem pública, acautelamento do meio social e aplicação da Lei penal, traduzidas pelo risco de reiteração delitiva do paciente”, diz um trecho da decisão.
INABILITADO E HISTÓRICO DE ACIDENTES
De acordo com a decisão, assinada pelo juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, o jovem “já se envolveu em outro acidente de trânsito, e no presente caso ceifou a vida de uma pessoa”. O caso ocorreu em novembro de 2022, e a vítima foi Maciel Barbosa de Sousa Felix, de 22 anos. João Henrique não tinha Carteira de Habilitação e dirigia o carro de uma tia, quando ocorreu a tragédia na Avenida Antonieta Burlamaqui.
“Assim, as medidas cautelares diversas da prisão não se mostram suficientes e adequadas à prevenção e repressão do delito imputado ao paciente, nem mesmo a prisão domiciliar, mormente quando presentes outras circunstâncias autorizadoras da cautela. O fato do crime ter sido imputado pelo delegado como sendo culposo não impede a decretação da prisão preventiva, desde que fundamentado. Por fim, as condições favoráveis do paciente não são suficientes para lhe garantir a liberdade provisória, mormente quando presentes outras circunstâncias autorizadoras da cautela”, diz a decisão.
ACIDENTE ENVOLVENDO LAURIELLE OLIVEIRA
João Henrique estava no carro sozinho trafegando pela Avenida Nossa Senhora de Fátima quando atingiu uma motocicleta e arremessou o casal Laurielle da Silva Oliveira e Francisco Felipe Oliveira Duarte. Os semáforos funcionavam normalmente no momento do acidente, segundo testemunhas.
Laurielle morreu imediatamente, enquanto o esposo foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Não há informações sobre o estado de saúde dele. Devido o impacto, o carro de João Henrique ficou com as rodas para cima. Ele ainda tentou fugir com ajuda de amigos, mas foi contido e preso em flagrante sob efeito de álcool.