O penúltimo dia da Copa Nordeste de Handebol aconteceu nesta sexta-feira(12), e os líderes de pontuação foram o GHC (PI) e Português (PE). A disputa final será neste sábado (13), com transmissão ao vivo através da Rede Meio Norte, a partir de 11h30, diretamente do Centro de Treinamento da Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube, em Teresina (PI).
Segundo a Confederação Brasileira de Handebol, as duas equipes com maior pontuação, na copa de handebol, se classificam para o Campeonato Nacional. Mesmo que não se classifique a equipe do EJH-BA (Estrelas Jacobinas), segue animada e persistiu no primeiro jogo desta tarde contra o Clube Alagoano de Handebol (CAHAN), que venceu de 48 x 34.
O técnico Giuliano Ramos, do GHC (PI), declara, que de acordo com os últimos jogos, teoricamente o GHC - que venceu o CRB (AL) por 41 x 19 nesta sexta, era o favorito, onde das três partidas que jogaram ganharam todas. Ele ressalta que o time coloca em prática este favoritismo, fazendo uma excelente partida e saindo com a quarta vitória. A partida final será contra o Português de Recife, o segundo favorito.
“As duas equipes, estão cada uma com três vitórias, o que diferencia é o placar maior, o nosso saldo de gol é maior do que o do Português. Então com certeza nós vamos para conseguir mais uma vitória, já garantindo um ganhador para a final do campeonato brasileiro, que vai ser no Rio de Janeiro”, disse ele.
A segunda equipe a se classificar, Português (PE), fez sua penúltima partida contra o BGH/CEMAR/UNINASSAU-MA, vencendo de 39 x 10. O técnico Diego Leite descreveu o confronto como decisivo e que estava ansioso pelo jogo. “ A gente se preparou no decorrer da caminhada, e hoje o time português pode ser o primeiro a garantir essa vaga já do campeonato brasileiro da fase final”, afirmou Diego.
Os atletas e público demonstraram euforia no penúltimo dia através da torcida e gritos de guerra. Segundo Tiago Roberto, auxiliar técnico do Português (PE) e pai do atleta Rhyan, número sete, o handebol ajuda no crescimento dos atletas, tanto na parte da adolescência como no futuro profissional. “Acompanhar as partidas está sendo maravilhoso, a vitória tá vindo, e a gente está trabalhando para sair daqui campeão.” afirmou, Tiago.