A Receita Federal realiza na manhã desta quinta-feira (23) uma operação em várias lojas da rede Rei do Tênis, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Piauí. Os agentes estiveram em uma das unidades da rede, localizada na Avenida Jerumenha, no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.
Durante a ação, policiais e servidores da Receita recolheram cerca de 20 sacos com produtos encontrados no local.
O QUE ACONTECEU
Segundo informações preliminares, os agentes investigam a comercialização de produtos supostamente falsificados e venda de itens sem nota fiscal.
Agentes da Receita Federal e da Polícia Militar estão recolhendo mercadorias no local. Fontes A ação faz parte de uma fiscalização contra irregularidades tributárias e pirataria de produtos esportivos.
Por meio de nota, a Receita Federal informou que a operação segue sob sigilo e que mais detalhes serão divulgado em breve. "A operações ocorrem em caráter sigiloso, visando um correto processo logístico. Não podemos confirmar detalhes até a finalização da operação", diz o comunicado.
NA MIRA DA POLÍCIA
Esta não é a primeira vez que a loja é associada a operações policiais. A loja já havia sido alvo de uma ação da Receita Federal em agosto de 2023. Na ocasião, os fiscais apreenderam cerca de 500 sacos contendo tênis e outros artigos falsificados. O prejuízo estimado, apenas nesse ponto comercial, chegou a cerca de R$ 800 mil.
Em junho do ano passado, o dono foi alvo de uma grande operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que cumpriu 34 mandados de prisão preventiva em Teresina.
Na ocasião, o empresário, conhecido como “Rei do Tênis”, foi preso suspeito de extorsão, e seu irmão, identificado como “Brizola”, também foi detido, apontado pela polícia como um dos líderes de uma facção criminosa com atuação na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital.
De acordo com o delegado Samuel Silveira, responsável pela operação do Denarc à época, aquela foi “a maior operação dos últimos cinco anos” no combate ao tráfico de drogas no Piauí. Foram apreendidas armas de fogo, carros de luxo e grande quantidade de dinheiro, além da prisão de diversos suspeitos ligados a crimes como lavagem de dinheiro, tráfico, organização criminosa e extorsão.