Rafael Fonteles visita projeto de irrigação sustentável em Baixa Grande do Ribeiro

Governador também participou de evento que reuniu produtores rurais, empresários e especialistas na fazenda Insolo, no município

Governador e produtores rurais do Piauí | Foto: Louany Naira
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Rafael Fonteles participou, na tarde desta sexta-feira (7), do dia de campo da Fazenda Insolo, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, e conferiu a implementação do projeto de irrigação sustentável do empreendimento, que permite que a produção aumente cinco vezes na mesma área plantada. 

Além disso, foi realizada uma exposição de novas tecnologias que estão sendo utilizadas nas produções agrícolas para controle de pragas, ervas daninhas e tratamento de sementes.

NOVA POSSE

Rafael Fonteles, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste nesta semana, confirmou aos produtores rurais que busca, junto aos ministérios das Minas e Energia e da Agricultura, uma parceria para que o Piauí e os outros estados nordestinos possam utilizar o excedente da energia limpa que estão produzindo em projetos de irrigação. 

Estive essa semana em reunião com os ministros Carlos Fávaro, Alexandre Silveira e Valdez Góes, exatamente tratando do próximo desafio, que é conseguir abastecer com energia de qualidade essa irrigação que é complementar, aproveitando a água da chuva, conduzindo de forma sustentável, para só complementar a irrigação.

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Durante o dia de campo, houve exposição de ferramentas tecnológicas que estão contribuindo para a eficiência da produtividade. O evento reuniu diversos produtores, especialistas e empresários da área de tecnologia, ferramentas e soluções agrícolas. O representante comercial do Grupo Tala, Júnior Araújo, falou da importância da feira:

Hoje, a importância de participar dessa feira é o desenvolvimento da tecnologia no campo. Temos agricultura de precisão, controle de ervas daninhas e pragas totalmente sofisticados, feitos por drones, sem ter o manejo da mão de obra diretamente com insumos. Além de incrementar os negócios, a gente faz bastante networking para conseguirmos implementar mais tecnologias futuramente.

Exposição da área agrícola. Foto: Lauany Naira 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES