A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (28), a viagem internacional do governador Rafael Fonteles para os Emirados Árabes. O gestor piauiense foi convidado para integrar a comitiva do presidente Lula na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), que será realizada entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.
"Incumbiu-me o senhor presidente da República de convidar Vossa Excelência a integrar, em Dubai, comitiva que o acompanhará em visita aos Emirados Árabes Unidos", diz o ofício nº 163-B, assinado por Fernando Igreja, chefe do Cerimonial da Presidência da República.
Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a conferência debaterá os impactos das mudanças climáticas em todo o mundo. O presidente Lula passará pela Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos e Alemanha.
Rafael Fonteles retornou de viagem internacional no último sábado (25). Em missão na Croácia, Bélgica e Portugal , ele articulou investimentos da ordem de R$ 100 bilhões para produção de hidrogênio verde no Piauí. Confira abaixo todas os detalhes da viagem.
- Rafael Fonteles participa do “Investe Piauí Day'' em Lisboa; fotos!
- Rafael estreita laços com empresários europeus para fortalecer o turismo no Piauí
- Rafael Fonteles firma acordos envolvendo hidrogênio verde e usinas no rio Parnaíba
- Rafael Fonteles assina memorando com empresa de tecnologia energética na Bélgica
- Rafael conhece porto na Bélgica que pode receber produtos do Porto de Luís Correia
- Rafael apresenta potencial do Piauí na maior feira de hidrogênio verde do mundo
- União Europeia confirma apoio à construção de usina de hidrogênio verde no Piauí
- Rafael Fonteles destaca Piauí e atrai investidores com projeto de R$ 100 bi
- Rafael visita Porto na Croácia, porta de entrada na Europa de hidrogênio verde
Lula vai se reunir com Papa Francisco e Bill Gates na COP28
Uma das reuniões na sua agenda é com o Papa Francisco. Diplomatas ouvidos pela GloboNews afirmam que a expectativa é que os dois discutam sobre iniciativas humanitárias em busca da paz, especialmente em relação ao confronto entre Israel e Hamas, além das preocupações relacionadas ao aquecimento global.
Lula também expressou o desejo de convidar o Papa para participar da COP30, programada para ocorrer em 2025, em Belém.