Na segunda-feira (21), em Bruxelas, Bélgica, teve lugar o 3º Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, como parte da Semana Europeia de Hidrogênio Verde, o maior evento global que reúne investidores e governos para debater a produção e transição energética. O Piauí marcou presença com um estande, destacando as capacidades da região na produção do promissor combustível do futuro.
“É o maior projeto de hidrogênio verde no mundo, que ultrapassa 10 Gigas de eletrolisador. Isso vai ser feito em etapas, até o ano de 2035. A primeira etapa vai estar em funcionamento em 2027, porque você tem que passar um ano na parte de licenciamento e logo depois você vai ter a parte construção que é no mínimo dois anos”, declarou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.
Na cerimônia de abertura da Semana Europeia de Hidrogênio Verde, o gestor proferiu um discurso apresentando as potencialidades do estado. Em seguida, o 3º Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde teve início, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre os avanços e conquistas atuais do estado nessa iniciativa crucial.
“O estande do Piauí foi o mais visitado em todo o evento. Aqui aconteceu também o 3º Summit Piauí-Europa onde pudemos apresentar mais detalhes do projeto do vale do hidrogênio verde do Piauí, inclusive investimentos que já contam com licença para iniciar, tornando o Piauí o maior hub de hidrogênio verde do mundo”, detalhou Fonteles, que continua no estande do Piauí no evento, apresentando os potencias do estado para investidores e representantes governamentais.
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, destaca que o estado vem atraindo atenção dos investidores internacionais e que os frutos já estão sendo colhidos nesse primeiro dia do 3º Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde. “Apresentamos todos os projetos, assinamos mais memorandos de entendimento e foram apresentados os estudos das inúmeras empresas que estão se dedicando a compreender o porquê o Piauí tem as melhores condições para hidrogênio verde”, apontou Victor Hugo.
Rafael apresenta potencial do Piauí na maior feira de hidrogênio verde do mundo - Foto: Ascom
Durante o evento, foram apresentadas pesquisas que demonstram que o estado reúne condições perfeitas para a produção do combustível. “Hoje o estado do Piauí é reconhecido pela comunidade de investidores e pesquisadores do hidrogênio verde, como um dos grandes locais que irá se desenvolver para essa indústria do hidrogênio verde”, complementou Hugo.
“O Brasil, o nordeste, especialmente o Piauí, une as melhores condições para a produção desse hidrogênio a partir da água, a eletricidade de uma fonte limpa, que pode ser solar, eólica, hidrelétrica, onde todas têm no Piauí de forma abundante. Através da água, você gera essa molécula de hidrogênio que é um combustível, que queima até melhor em comparação aos outros, e não gera CO2, ou seja, não polui. Por isso se fala em descarbonização, tirar o carbono, que é o principal responsável pelas mudanças climáticas”, explicou Rafael Fonteles.