O Edital de Cadastramento para o Programa Oportunidade Jovem - Eixo Primeira Oportunidade foi lançado pelo Governo do Estado do Piauí. A iniciativa visa a criação de vagas de trabalho para jovens e consiste na concessão de apoio financeiro correspondente a 50% do valor do salário mínimo vigente a ser pago durante os seis primeiros meses da contratação. Para isso, foi disponibilizado orçamento de até R$ 2 milhões para 2025.
Órgãos envolvidos
O programa é desenvolvido por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí) e da Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv).
Trabalho
A iniciativa faz a inclusão de jovens entre 18 e 29 anos no mercado de trabalho por meio do apoio financeiro a empresas que ampliarem seu quadro funcional com a contratação desse público. O programa faz parte de uma política pública de geração de emprego e renda, que possibilita acesso mais igualitário ao mercado formal de trabalho no Estado.
Acesso
As empresas interessadas devem ser sediadas no Piauí, ter regularidade fiscal e cadastral e ter, no mínimo, um ano de constituição. O cadastramento deve ser realizado pela plataforma oficial do programa, no endereço eletrônico piauioportunidades.pi.gov.br. Os jovens também devem fazer o cadastrar na mesma plataforma, com documentação que comprove a situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como a ausência de registro formal de trabalho anterior.