O governador Rafael Fonteles anunciou, nessa sexta (25), que a última etapa da Transcerrados (PI-397) será inaugurada em janeiro de 2026. O trecho de 96 km começa na PI-262 (Serra do Quilombo, em Bom Jesus) e vai até o entroncamento com a BR-235, em Gilbués.
Infraestrutura
“Esta etapa da Transcerrados é uma obra extremamente importante para a infraestrutura rodoviária do sul do Piauí. Já temos 42 km prontos, com asfalto CPQ de 5 centímetros. Em janeiro ficará pronto o trecho completo de 96 km”, afirmou o governador.
Investimento
A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Piauí e conta com investimento de R$ 174 milhões, com recursos federais, por meio de emenda do senador Marcelo Castro, além de contrapartida do Governo do Estado.
Produtor
O presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) do Piauí, Janailton Fritzen, afirmou que o asfaltamento da Transcerrados era uma reivindicação antiga dos produtores. “A Aprosoja vem há anos lutando por essa obra. São 330 quilômetros e agora está em fase de conclusão”.
Ministro
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lembrou que a entrega da rodovia atrai outras empresas. “A estrada é um investimento que atrai outros investimentos. Ele multiplica”, destacou.
Rodovia
A Transcerrados tem 330 km, se estende do entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra do Quilombo, em Bom Jesus), beneficiando Sebastião Leal, Uruçuí, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais e Bom Jesus.