O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou a criação de programas para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Segundo ele, é necessário investimentos no Setor, pois ajuda praticamente um terço das famílias piauienses a terem o sustento alimentício e diário em suas casas.
Em reunião com a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, o governador discutiu detalhes do programa que vão fazer a diferença na vida dos pequenos produtores e ajudar a promover a alimentação saudável e a gerar emprego e renda no campo.
“Será um conjunto de ações que envolvem a construção de cisternas, transferência de tecnologia, aquisição de produtos da agricultura familiar, assistência técnica, doação de sementes, mudas e equipamentos, além de parcerias com entidades do terceiro setor, incluindo organismos internacionais”, disse o governador.
Em maio, Rafael Fonteles irá formalizar a criação do programa de Alimentação Saudável, programa de Seguro Garantia-safra e efetivar mais investimentos no programa de Alimentação Escolar. O objetivo, segundo o governador, é que o Estado tenha essa grande porta de de entrada dos alimentos da agricultura familiar nas escolas estaduais e também nas escolas municipais
“Teremos então todos esses programas lançados, além do que já conseguimos atingir. Nesses 3 meses, nós já conseguimos 230 toneladas de peixe, entregar 24 tratores e entregar mais de 500 kits de irrigação. Então são investimentos que fortalecem cada vez mais a agricultura familiar”, disse Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar do Piauí.
O governador Rafael Fonteles ainda mencionou os projetos de Mudas e Sementes que também fortalecem e dão todo o auxílio e cooperação técnicas aos setores.
“Temos o programa de sementes e mudas que a gente vai fortalecer muito também, além de todo o auxilio, toda a cooperação técnica , com as entidades do 3º setor, investindo inclusive com as instituições internacionais do Banco Mundial, Banco Interamericano, do IICA, da FAO, tantas instituições que nos ajudam a capacitar os nossos queridos agricultores e agricultoras familiares. Em maio nós vamos lançar esse programa de valorização da agricultura familiar nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí”, completa Rafael Fonteles.