O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou na noite desta sexta-feira (19) que fará Parceria Público-Privada (PPP) em outros seis hotéis. A declaração ocorreu durante cerimônia de inauguração do Hotel Serra da Capivara: Resort e Convention, na cidade de São Raimundo Nonato (PI). O evento contou com a presença de várias autoridades, como deputados, secretários, prefeitos e ex-governadores. Na ocasião, o gestor elogiou a estrutura e a administração, que preservou e valorizou a identidade regional no empreendimento, além da criação de emprego e renda.
INVESTIMENTO: Com um investimento de R$ 13 milhões, o Hotel Serra da Capivara é uma aposta do governo estadual que, através de uma PPP, impulsionará o turismo e a hotelaria, e promoverá um ambiente propício para experiências e desenvolvimento sustentável no Piauí e na região. “Esse é o modelo campeão, estado com capacidade de investir aberto ao setor privado fazendo uma verdadeira revolução”, enfatizou Rafael Fonteles.
“Fizemos a aposta, encontramos gente de fora que acredita no Piauí, às vezes mais do que os piauienses, e tá aqui o mesmo que colocou para funcionar o Centro de Convenções de Teresina, está fazendo o maior e melhor hotel da Serra da capivara. O estado entra o ativo que já existia e que é público, consegue a iniciativa privada por 35 anos, a iniciativa privada investiu 10 milhões de reais, o estado mais três, e aqui você tem, além da obra pronta com capacidade funcionar bem, geração de emprego e renda em São Raimundo Nonato [...] Aqui é um indutor de novos hotéis, de novos restaurantes e de mais voos para cá”, disse o governador do Piauí.
A perspectiva é que haja novos empreendimentos no modelo Serra da Capivara: Resort e Convention, tendo como pedra fundamental a identidade piauiense. O ex-governador do Piauí, Wilson Martins, afirmou que é “uma obra significamente importante”, e que quando se fala em conservar e valorizar a cultura, é “levar o nome da Serra da Capivara” para o mundo inteiro”.
O QUE SÃO PPPs: Parcerias público-privadas, as famosas PPPs, são acordos entre os setores público e privado para a realização conjunta de determinado serviço ou obra de interesse da população. Em uma PPP, a empresa normalmente fica responsável pelo projeto, assim como seu financiamento, execução e operação. O Estado, em contrapartida, paga a empresa de acordo com o desempenho do serviço prestado. Uma vez vencido o contrato, tudo o que foi construído é do governo.
"Uma jornada que vem de muitos anos, um esforço que é feito por muitas mãos. É uma referência sempre presente a doutora, pesquisadora, Niède Guidon, que nos traz a lembrança nesse trabalho, que nos trouxe estrada, energia, internet, aeroporto, esse esforço que chega aqui e daqui não para. Uma das felicidades é ter conseguido no Piauí fazer uma transição tão perfeita [...] Então, isso nos deixa esperançosos mais ainda, com a certeza de que estamos caminhando bem, bem no nosso Piauí, bem no nosso Brasil", declarou o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social.