SEÇÕES

Rafael anuncia “Pacto pela Ordem” para combater crime organizado no Piauí

Governador destaca queda na redução de crimes de latrocínio, roubos e assaltos, mas há ocorrências de mortes de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e facções.

Governador Rafael Fonteles | Foto: Gabriel Paulino
Siga-nos no

O governador Rafael Fonteles anunciou que vai lançar, na próxima semana, o programa “Pacto pela Ordem”, que integra vários entes e tem como foco o  combate ao crime organizado. Segundo o governador, é preciso ampliar o espectro de abrangência das ações de segurança.

Índices

Apesar dos indicadores positivos da segurança pública, com a redução de crimes como latrocínio (50%), roubos e assaltos, especialmente roubos de celulares, há a reincidência e a ocorrência de mortes de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e facções criminosas. 

Desafio

“Queremos avançar mais e o grande desafio é o crime organizado. 80% das pessoas assassinadas no ano passado já tinham passagem pelo sistema penal e foram mortas em conflito entre faccionados. São jovens que estão envolvidos e disputando territórios. Temos a compreensão de que temos que ser firmes para prender e investimos fortemente nas operações integradas”, declarou.

Ações conjuntas

A segurança tem desenvolvido ações conjuntas entre as polícias Civil e Militar, setores de inteligência, delegacias especializadas e os batalhões destacados. O Pacto pela Ordem, segundo o governador, amplia esse espectro com justiça, Ministério Público e governos de outros estados, já que o raio de ação das facções criminosas é amplo, com conexões nacionais e internacionais.

Queda 

Em 2024, o Piauí teve uma redução histórica no número de vítimas de latrocínio, alcançando o menor índice desde 2015. Foram 18 casos registrados no ano, uma redução de 28% em comparação com 2022. Em 2015, ano de referência da série histórica, o número foi mais do que o dobro: 47 registros.

Roubos

A redução no número de roubos foi determinante para o impacto nos dados de latrocínio. De 24.957 registros de roubo em 2015, o Estado fechou 2024 com 12.424 ocorrências — menos da metade.

Comparativo

Em 2024, houve redução de 39,8% no número de roubos em relação a 2022. Desde a implementação do projeto de recuperação de celulares, o número de roubos de celulares caiu 41% em 2024, quando comparado a 2022. Além disso, o Estado alcançou um aumento de 549% na recuperação de aparelhos, totalizando mais de 10 mil celulares recuperados em dois anos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também