As cargas recuperadas pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) em Cocal dos Alves (PI), foram roubadas de uma caminhão das Lojas Americanas pela mesma quadrilha envolvida no caso da Pop Farma, segundo o delegado Laércio Evangelista. Na ocasião, um comerciante apontado como intermediário no recebimento, revenda e distribuição dos produtos foi preso nesta quarta-feira (15).
São duas cargas pelo mesmo grupo criminoso, e conseguimos prender um receptador, que estava repassando essas mercadorias, disse o delegado ao MeioNews.
O QUE ACONTECEU?
Nesta quarta-feira, os policiais do DRACO apreenderam três cargas na cidade de Cocal dos Alves. Algumas delas, composta por diversos itens, inclusive importados, foram roubadas no dia 11 de setembro, na cidade de Caxias (MA). O crime foi praticado de forma violenta contra uma transportadora que prestava serviço nas Lojas Americanas.
Durante diligências, os policiais localizaram em um sítio na zona rural, outra carga roubada, composta por produtos de higiene pessoal e cosméticos de alto valor comercial pertencentes a uma empresa do ramo de higiene e beleza, que foi subtraída em 21 de setembro na cidade de Pastos Bons (MA).
O caminhão roubado pela quadrilha em Pastos Bons, foi usado para levar essas cargas roubadas para Cocal dos Alves. Em seguida, o veículo foi escondido encontrado em um depósito no bairro Distrito Industrial, na zona Sul de Teresina, sendo localizado no dia 12 de outubro.
Ele (comerciante preso) não apenas revendia, mas organizava a logística dessas cargas, mantendo contato com outros receptadores. Essa prisão é um passo importante para desarticular toda a rede envolvida nesse esquema criminoso [...] estamos intensificando o combate ao roubo de cargas em nosso estado. Até o momento, já temos pelo menos sete ocorrências registradas e conseguimos recuperar quatro cargas subtraídas. As investigações continuam para identificar todos os integrantes dessa organização criminosa, disse o delegado Laércio Evangelista.
CASO POP FARMA
No início de outubro, o DRACO prendeu o proprietário da Pop Farma, Eric Nicolas Castro Silva, o representante comercial Francisco Machado — ambos em Teresina — e outro suspeito, no Paraná.
Este último era responsável por roubar as cargas dos veículos, enquanto Francisco recebia e repassava o material ao empresário. A polícia apreendeu medicamentos, itens de higiene, duas armas de fogo e documentos dos envolvidos.
Pelo menos 7 cargas de medicamentos, suplementos e itens de higiene foram roubados por criminosos para abastecer a rede de farmácias Pop Farma, em Teresina, segundo relatou o delegado Laércio Evangelista à época.