A Polícia Militar do Piauí se pronunciou sobre o caso dos dois policiais autuados em flagrante por descumprimento de missão e prevaricação, na quinta-feira (30). De acordo com as informações, durante o plantão, eles teriam desviado o trajeto de uma operação para ir a um motel na zona Norte de Teresina.
Em nota, a corporação informou que foi instaurado um procedimento “para apurar rigorosamente os fatos ocorridos” e reforçou o compromisso com a transparência e a lisura das ações da instituição. Segundo a PM, desviar da rota previamente determinada, sem autorização superior, está em “desacordo com os protocolos da corporação”. Os nomes dos policiais não foram divulgados.
Como aconteceu:
Os policiais teriam ido ao local para lanchar, oferecendo segurança em troca da refeição, o que é considerado uma prática irregular. A viatura era conduzida por uma policial que se recusou a entrar no motel e denunciou o caso à Corregedoria. Ela também relatou que havia sido convidada pelos colegas, mas se sentiu desconfortável e avisou o marido, que também é policial, dizendo estar sendo assediada dentro da viatura.
No entanto, a suspeita de assédio foi descartada após a apuração. Os militares deveriam participar de uma operação na área do 6º BPM, mas foram para a região do 9° BPM. O motel pertence a um coronel da reserva, e o local era frequentado por policiais. Os envolvidos responderão por desobediência e seguem sob custódia do 9º BPM.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Polícia Militar do Piauí informa que, durante o serviço operacional, uma equipe desviou a rota previamente determinada, deslocando-se para um local não previsto nas ordens de missão e sem autorização superior, em desacordo com os protocolos da Corporação.
O caso foi comunicado por uma policial militar integrante da própria guarnição, o que possibilitou a adoção imediata das providências cabíveis por parte do Comandante de Policiamento da Unidade (CPU) e do superior de dia, que realizaram a condução dos envolvidos a Corregedoria da instituição.
A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí adotou os procedimentos iniciais de autuação em flagrante dos conduzidos conforme previsão legal e instaurou procedimento para apurar rigorosamente os fatos ocorridos.
A PMPI reafirma seu compromisso com a disciplina, a legalidade e a transparência em todas as suas ações.