A Polícia Militar do Piauí dará continuidade à Operação Todos pelo Trânsito – Vida a Salvar, que visa reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito em todo o estado, os quais têm superado a quantidade de homicídios, de acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes. A partir de agora, a ação será voltada, em especial, para condutores inabilitados.
A gente vai ser implacável vai ser tolerância zero falta de habilitação e positivo para alcoolemia, disse Lopes em entrevista ao Jornal da Tarde, da Rádio Jornal FM 90.3.
TODOS PELO TRÂNSITO
Entre os dias 2 e 15 de outubro, foram realizadas 11.143 abordagens a veículos, sendo 4.883 motocicletas, 3.415 carros e 2.845 pessoas em Teresina. As fiscalizações incluíram testes de alcoolemia, com 561 condutores submetidos ao bafômetro: 62 apresentaram resultado positivo, 488 negativo e 11 recusaram o teste.
Os policiais também registraram 161 sinistros de trânsito, sendo 48 com vítimas feridas, 68 com danos materiais e 45 em que nada mais havia a ser feito. Além disso, dez veículos foram recuperados, sendo nove motocicletas e um carro. Houve ainda uma ocorrência de adulteração de identificador de veículo.
A segurança está dando o número de suas respostas, mas lamentavelmente, o trânsito ainda é uma chaga, esse mês, a morte de trânsito já passou os homicídios [...] o pronome no trânsito ele é complexo, e para problema complexo a solução são complexas também. A violência no trânsito não é só problema da segurança, e segurança não é só problema de policia, problema de polícia não é só de polícia militar, disse Lopes.
CLAMOR À POPULAÇÃO
Os resultados parciais mostram uma queda constante nas mortes no trânsito. Em agosto, Teresina teve redução de 55,5% em relação a 2024. Em setembro, a queda foi de 18% no estado e 58% na capital. Já na primeira quinzena de outubro, as reduções foram de 40% no estado e 50% em Teresina, segundo o comandante. O objetivo é “conclamar toda a sociedade, imprensa e instituições para que juntos possamos salvar vidas”.