As forças de segurança do Piauí desarticularam, nesta quinta-feira (19), uma casa que funcionava como ponto de rinha de galos e tráfico de aves silvestres, no município de Pio IX. No local, foram encontrados diversos materiais, incluindo medicamentos veterinários — como anabolizantes e analgésicos — e seringas. O proprietário do imóvel foi preso em flagrante.
Uma operação composta pela Polícia Militar e Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar que resultou na apreensão de 36 animais, entre eles 20 cabeças-vermelhas, 6 azulões, 1 papa-capim, 1 galo-de-campina e 8 galos com sinais claros de envolvimento em rinhas, como ausência de penas no pescoço, cicatrizes e uso de esporas artificiais.
Além dos animais, foram apreendidos 23 gaiolas, 4 viveiros, um rinheiro (estrutura usada em rinhas), 19 esporas cortantes, cronômetro, redes de captura, e uma espingarda artesanal, caracterizando também o crime de posse irregular de arma de fogo.
O morador da residência foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Pio IX, onde foi autuado por maus-tratos contra animais, comercialização ilegal de aves silvestres e posse irregular de arma de fogo.