A Justiça do Piauí determinou a soltura do sargento da Polícia Militar do Piauí, Francisco Ferreira de Sousa Filho, acusado de integrar a facção criminosa Comando Vermelho. O PM estava preso desde abril de 2024 quando foi alvo de uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizada no município de Pedro II.
A decisão foi proferida no dia 10 de julho de 2025. Ele é réu por organização criminosa e colaboração com o tráfico de drogas. “Certifico que, nesta data, faço a juntada de informação recebida acerca de Alvará de Soltura do acusado Francisco Ferreira de Sousa Filho com o efetivo cumprimento”, diz a decisão.
ALVO DO DRACO
Consta na denúncia do Ministério Público que o sargento "ocupava posição de relevância na organização, sendo responsável pela segurança dos líderes do grupo e pelo repasse de informações estratégicas sobre ações das forças de segurança do Estado”.
Em abril, o sargento Francisco Filho tornou-se réu na Justiça do Piauí sob acusação de adulteração de sinal identificador de veículo e por integrar a facção Criminosa Comando Vermelho.