SEÇÕES

Plantação de maconha com cerca de 5 toneladas é localizada na divisa entre Piauí e Pernambuco

A droga foi encontrada em uma área de mata fechada na zona rural do município de Dormentes (PE), que fica na divisa com o Piauí.

Operação integrada entre Piauí e Pernambuco localiza plantação de maconha | Foto: Divulgação - SSPI
Siga-nos no

Uma plantação de maconha com cerca de cinco toneladas foi localizada na manhã deste sábado (7) durante uma operação das forças de segurança do Piauí e Pernambuco. A droga foi encontrada em uma área de mata fechada na zona rural do município de Dormentes (PE), que fica na divisa com o Piauí.

O QUE ACONTECEU

A ação faz parte da Operação Divisa Integrada I, deflagrada na madrugada de sexta-feira (6) para combater o tráfico de drogas e outros crimes nas regiões de fronteira entre os dois estados. A plantação estava em um local de difícil acesso.

A operação ocorre de forma simultânea em nove municípios, sendo seis no Piauí (Marcolândia, Queimada Nova, Paulistana, Betânia, Curral Novo e Jaicós) e três em Pernambuco (Araripina, Dormentes e Ipubi). Segundo a polícia, o foco da operação também é combater o porte ilegal de armas, cumprir mandados de prisão e localizar foragidos da Justiça.

BARREIRAS POLICIAIS

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, desde o início da operação, estão sendo montadas barreiras policiais em pontos estratégicos, com abordagens nas zonas urbanas e rurais, além de operações de inteligência e patrulhamento aéreo para identificar áreas usadas por criminosos.

O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta, falou que a apreensão em Dormentes evidencia a importância das operações integradas entre os estados. 

“Hoje conseguimos fazer uma grande apreensão de maconha na cidade de Dormentes. Essa ação integrada entre Piauí e Pernambuco representa um grande declínio no braço financeiro do tráfico ilícito e das organizações criminosas”, pontuou o superintendente. 

O comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar do Piauí, coronel James, também destacou a importância da atuação coordenada. “As operações integradas envolvendo estados mostram que, com união, é possível alcançar resultados concretos. Tiramos de circulação uma droga que iria para o consumo e reforçamos a percepção de segurança da população dessa região”, finalizou. 

MAIS DE 100 POLICIAS

A operação reúne 132 agentes das forças de segurança do Piauí, entre Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e Diretoria de Operações de Trânsito (DOT). Em Pernambuco, participam 221 servidores das polícias Civil, Militar, Científica, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipes de inteligência.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Batalhão de Operações Aéreas do Piauí (BOPAer), também participam da ação realizando sobrevoos estratégicos em áreas de difícil acesso. A Operação Divisa Integrada I segue em andamento, com novas ações previstas nos próximos dias.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também