No norte do Piauí, há 165 km da cidade de Teresina, Piripiri acolhe mais de 70 mil habitantes, e se consagra como o município com maior população indígena do estado. Segundo o IBGE, mais de 1.300 indígenas vivem na zona rural e urbana. Entre eles, o povo Tabajara.
Em julho de 2023, com a criação do programa do Governo Estadual ‘Piauí Saúde Digital’, a telemedicina chegou aos municípios do Piauí e suas zonas. O pioneirismo, se deu justamente na cidade de Piripiri, e na comunidade dos Tabajaras, com a criação do Espaço Saúde Indígena. Nele, o pajé Francisco Gomes, mais conhecido como Chicão, foi um dos primeiros pacientes.
“Desde que essa telemedicina chegou dentro de Piripiri, as coisas melhoraram uns 200%. Para vim até ela, só me custa uns 2 km ou 1,5 da minha casa. Lá, eu fiz um exame numa máquina, e deu o mesmo resultado de quando gastei mil reais em outro lugar para fazer, e nela eu fiz ela de graça, graças a Deus”, disse o líder.
PRIMEIRO CACIQUE
José Guilherme é considerado o primeiro cacique do Piauí. Aos 75 anos, ele vem sendo monitorado mensalmente pelo projeto estadual.
“Minha experiência é de ficar bom, é de vim mais médicos pra cuidar da gente, do meu povo, principalmente do pajé, que não tem saúde, e aumentar o que nós queremos, que é a saúde aqui dentro, para melhorar a situação para meu povo do Piauí, e da minha associação”, afirmou o cacique.
MAIS 10 CIDADES
A aventura, que não para por aí, continuará sendo apresentada a todos os telespectadores até o dia 4 de fevereiro, abordando mais 10 cidades e o impacto da telemedicina no estado do Piauí.