O Piauí teve um aumento de 17,3% no número de casos de acidente de trabalho apenas em 2022. Um total de 2.180 notificações, contra 1857, registradas em 2021. É o que aponta o levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), baseado nos dados da Plataforma SmartLab.
De acordo com os dados, o número de mortes de trabalhadores em decorrência de acidentes de trabalho também registrou aumento. Foram 21 óbitos, em 2022, contra 19 mortes em 2021, um crescimento de 9,5%. Os números alimentam o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e se baseiam nas comunicações de acidentes de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“São com esses dados que podemos atuar de forma mais firme e também baseada na realidade de cada estado e/ou município para evitar que tenhamos nossos trabalhadores afastados ou até mesmo perdendo a vida por situações evitáveis”, comentou a Procuradora.
Em abril de 2023, o MPT, em nível nacional, realiza a campanha “Abril Verde”, que tem o objetivo de chamar atenção para os elevados índices de acidentes de trabalho e as consequências disso para a saúde do trabalhador e para a economia do país.
O foco é ressaltar que os acidentes podem ser evitados adotando as normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho. Apesar dos números já serem expressivos, o MPT acredita que os índices de acidentes com trabalhadores são ainda maiores. A estimativa é de que haja uma subnotificação de, pelo menos, 30,4% dos casos.
“É por isso que, estamos constantemente chamando a atenção para a necessidade de notificação dos casos”, finaliza a procuradora.