Piauí registra quase 10 mil casos prováveis de dengue em 2024, segundo a SESAPI

Nesta quarta-feira (8), foi confirmada a primeira morte por dengue na capital do Piauí, Teresina. A vítima foi o pequeno Rafael Lira Matias, de apenas cinco anos.

Ontem, o pequeno Rafael Lira Matias, de 5 anos, faleceu em Teresina vítima de dengue | FOTO: Reprodução/Canvas
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta quarta-feira (8), foi confirmada a primeira morte por dengue na capital do Piauí, Teresina. Rafael Lira Matias, de apenas cinco anos, foi internado na terça-feira (7) em um hospital privado, às 17 horas, e faleceu horas depois. A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em dados gerais, o Estado registrou 9 óbitos por dengue.

ESTATÍSTICAS: Os dados de todos os municípios são contabilizados e estão disponíveis no site da SESAPI - Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Conforme o órgão, até a última atualização desta reportagem, são 8.929 casos prováveis de dengue. No ano de 2023, foram registradas 7.586 situações suspeitas. Confira os dados relacionados a 2024:

  • 2 óbitos em investigação
  • 9 óbitos por dengue

EM TERESINA: Na capital do Piauí, há 3.022 casos suspeitos notificados, 2.101 confirmados e 235 em investigação, conforme estatísticas disponibilizadas no site da FMS - Fundação Municipal de Saúde. Foi disponibilizado nesta quinta-feira (9), novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue, pelo site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/. No momento, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Os dados logo acima são referentes aos registros de dengue no Piauí; abaixo, o casos em Teresina | FONTE: FMS / SESAPI

COMO PREVENIR: Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue; piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas; tampar os ralos é mais uma medida recomendada; se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparecem as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Para sua proteção individual, os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.

Dengue | FOTO: Reprodução/Jornal Contábil

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES